SUSTENTABILIDADE
SANDRINE LAGE é jornalista, mestre em sustentabilidade pela Escola de Ciências Aplicadas da Universidade de Cranfield, Reino Unido. É autora do livro "Sustentabilidade na Mídia: o Poder de (In)Formar" (2009). Escreve com regularidade para publicações portuguesas e brasileiras. Fundou a Sperantia, em Portugal, empresa que busca divulgar as melhores práticas promotoras da sustentabilidade.
Defender o meio ambiente deixou de ser, se é que um dia foi, uma preocupação apenas com a preservação da natureza. Torna-se cada vez mais uma ética, um estilo de vida, e está metamorfoseando as relações de cada indivíduo com as pessoas próximas, com a política, com a sociedade.
A jornalista Sandrine Lage, especialista em sustentabilidade, tratará dessa transformação na conferência "A Importância da Preocupação Ecológica para uma Transmutação na Forma de Estar no Mudo", no dia 4 de maio, às 14h, no IEA. O evento será coordenado por Renato Janine Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e conselheiro do IEA.
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Alguns estudos de caso, como o realizado por Lage sobre o jornal inglês "The Guardian", permitirão desenvolver a forma pela qual a ecologia se mostra tão fecunda na construção de um novo mundo. Essa mudança não se traduz apenas no surgimento de conteúdos sobre o meio ambiente, mas também na adoção de práticas sustentáveis na própria indústria, com o seqüestro do carbono produzido pelas máquinas e outras iniciativas.
A discussão sobre esse papel da preocupação ecológica não é possível sem uma abordagem fortemente interdisciplinar. A questão ambiental impregnou todas as esferas da vida e isso exige que se pense de maneira completamente inovadora, adotando uma abordagem que rompa com o pensamento dominante até o momento.
LOCAL: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Rua da Reitoria (antiga Travessa J), 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo (mapa).
WEB: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.
INFORMAÇÕES: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685.
NAO HAVERÁ INSCRIÇAO PRÉVIA
Carta da Terra
"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário