Publicada em 15/04/2010 às 02h55m
O Globo
Comentários..RIO - Um por todos, todos por um planeta. Foram apresentadas ontem, no Rio, as ações a serem adotadas como parte da Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020, organizada pela ONG State of the World Forum em parceria com a Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho. A ideia da campanha - lançada ano passado e idealizada pela ONG fundada em 1995 pelo ex-líder soviético Mikhail Gorbachev e Jim Garrison - é que a sociedade civil assuma um papel efetivo na luta contra a elevação das temperaturas da Terra. O objetivo é criar uma agenda com ações individuais e empresariais para atingir a ambiciosa meta de redução de até 80% das emissões de CO2 até 2020.
- A campanha está chegando ao Brasil porque acreditamos que o país, mesmo tendo que fazer o seu dever de casa na questão ambiental, tem um potencial enorme para exercer um papel de liderança no desenvolvimento de novas estratégias contra o aquecimento global - afirma Emília Queiroga, vice-presidente do State of the World Forum Internacional e diretora da Campanha Global de Liderança Climática. - Afinal, o Brasil possui uma matriz energética 52% limpa, tem a maior extensão de terras cultivadas no mundo e detém grande extensão da Amazônia. São muitos fatores favoráveis, indicando que o Brasil pode assumir esse papel de liderança.
" A campanha está chegando ao Brasil porque acreditamos que o país tem um potencial enorme para exercer um papel de liderança no desenvolvimento de novas estratégias contra o aquecimento global "
Segundo Emília, o diferencial da campanha é que ela trabalha não em torno dos problemas já detectados, e sim de soluções a serem apresentadas.
- É fundamental trabalhar com todos, tanto lideranças empresariais como civis, que já tenham entendido a urgência e a gravidade desse cenário e a necessidade de agirmos agora. Por isso, o foco da campanha são as soluções. Não estamos deixando de enfrentar a crise climática por escassez de soluções e sim por falta de iniciativa política.
Para estabelecer o que a campanha descreve como "prosperidade climática", seus organizadores estabeleceram um cronograma de dez anos, incluindo ações envolvendo economia, arte, mídia e até mesmo estilo de vida.
- Já há muitas iniciativas interessantes no mundo. Muitas chegam mesmo a disputar recursos. Se elas se unirem, tudo poderá funcionar bem mais rápido. Na campanha, apresentamos novos modelos de arquitetura financeira que facilitem isso. A campanha trata também de questões de esclarecimento junto à população, já que boa parte do que vai à nossa mesa, por exemplo, tem ligação com as questões climáticas.
Essa agenda de ações para os próximos dez anos, conta Emília, inclui também o anúncio do primeiro Fórum Mundial de Liderança Climática, que acontece entre os dias 27 e 30 de maio, na Bahia.
- Queremos lembrar, nesse e em outros debates, que não há contradição entre desenvolvimento econômico e a luta contra o aquecimento global. Precisamos de uma estratégia para o futuro do país e do planeta.
SERÁ QUE JÁ NÃO PASSAMOS DA HORA DE OUVIR O QUE A SOCIEDADE PENSA (PERCEBE) SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL (CAUSAS, EFEITOS, PR´´OS E CONTRAS)?
ResponderExcluirNoso grupo - Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA (sem fins lucrativos) iniciou uma pesquisa na região da Grande Vitória (ES) com este objetivo. Interessados podem contatar roosevelt@ebrnet.com.br