Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Dossie sobre Consumo Consciente ///

(trecho extraído do estudo " Tendencias para o Consumo Consciente"
Acesse aqui o estudo na integra.

"Segundo o Monitor de Responsabilidade Social Corporativa 2009, os consumidores brasileiros distribuem‑se em cinco ngrupos estabelecidos com base no grau com que premiam e/ou punem companhias segundo suas práticas de responsabilidade social e ambiental.

O maior deles, com 59,3%, é o de consumidores indiferentes às questões socioambientais.
Compõe‑se de gente que, ao comprar produtos, não demonstra nenhuma preocupação ou interesse por punir ou premiar empresas conforme sua conduta sustentável. Olham exclusivamente preço, disponibilidade e afinidade com marca.

No segundo grupo, estão os consumidores de recompensa, com 15,2%.
Constitui‑se de indivíduos que preferemn premiar as mais sustentáveis a punir as menos, exercendo, de modo propositivo, seu papel de indução de mudanças entre as empresas fabricantes.

O terceiro grupo, com 10,2%, reúne a turma “que fica em cima do muro”, aquela que só pensou mas não tomou atitude de preferir ou retaliar produtos a partir da percepção sobre compromissos com a sociedade e o planeta.

No quarto grupo, com 8,2%, encontram‑se os retaliadores, que deixam de comprar produtos e ainda criticam a empresa para terceiros, disseminando informações negativas. E o quinto grupo, uma espécie de elite do engajamento, congrega 7,1% de consumidores éticos que usam o seu poder de premiar e punir com a consciência de que estão contribuindo para estimular mudanças positivas de comportamento entre as empresas."

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