Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Classi Imóveis - CERTIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL /// Gazeta de Piracicaba

Sindicato da Habitação Secovi quer disseminar iniciativas de práticas sustentáveis
O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) realiza na manhã da próxima quarta-feira (7), o plantio simbólico de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica como etapa final do processo de certificação sustentável de dois eventos: Convenção Secovi e Encontro das Administradoras de Condomínios (Enacon), realizados em setembro de 2009. Esta é a fase conclusiva para eventos com o selo "Evento Sustentável", conferido pela Reclicagem, empresa de gestão e marketing ambiental, que prestou toda a assessoria ao Secovi-SP.

Esta é a primeira vez que eventos do Sindicato farão a neutralização do total de carbono gerado. O plantio total será de 75 mudas no IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, em Nazaré Paulista, a 70 km da Capital.

Comprometido em implantar e disseminar iniciativas e práticas sustentáveis em sua própria estrutura e no mercado imobiliário, o Secovi-SP criou há pouco mais de um ano a Vice-Presidência de Sustentabilidade para tratar exclusivamente do tema. Como fruto do empenho da área, o Sindicato assinou o Pacto Global, da ONU, e o Programa Estadual "Madeira é Legal", cujo objetivo é incentivar e promover o uso da madeira de origem legal e certificada na construção civil no Estado e no município de São Paulo.

Uma de suas ações mais recentes foi a assinatura, no dia 31/3, do Termo de Cooperação Técnica, junto com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, com objetivo de disseminar conceitos e práticas para ampliar as condições de acessibilidade.

MULTIPLICAÇÃO. “O processo de certificação sustentável de um evento trabalha com a conscientização das pessoas, tanto das envolvidas na organização quanto das participantes. São checados diversos itens, desde o uso de madeira certificada até a coleta seletiva do lixo gerado pela atividade, passando pela iluminação e uso adequado de água", explica Sandra Santos, gerente do departamento de Eventos e Cerimonial do Secovi-SP.

A área da gerente realiza, em média, 130 eventos por ano. "São inúmeras as ações feitas em um evento que podem ser multiplicadas pelas pessoas no seu dia a dia", diz Sandra. "Um evento tem o grande poder de sensibilizar as pessoas porque as coisas acontecem ao vivo e em cores. É uma ótima ferramenta para aplicar os conceitos de sustentabilidade".

Sandra pretende implementar novas práticas sustentáveis nos eventos realizados exclusivamente por sua equipe dentro do Secovi e nas regionais no interior do Estado.

Selo orienta desempenho de eventos
O selo "Evento Sustentável" atesta, por meio de relatório, o atendimento de requisitos de sustentabilidade prioritários e específicos aos aspectos socioambientais mais significativos envolvidos na realização de eventos. É um selo evolutivo, que permite e orienta um aperfeiçoamento gradativo do desempenho de cada edição dos eventos a ele submetidos.

Segundo a Reclicagem, o objetivo da iniciativa é implementar conceitos de ecoeficiência em eventos, aliando, na promoção do evento, satisfação, bem-estar do frequentador, redução e controle de recursos e resíduos gerados à associação da imagem do evento à ideia do desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento