Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Compromisso para reduçõa de GEE /// Agencia Brasil

Por Renata Giraldi, da Agência Brasil -
O Secretariado de Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou na quarta-feira, 31 de março, que 75 países firmaram o compromisso de que tentarão reduzir ou limitar a emissão de gases de efeito estufa no planeta. Apenas esses países são responsáveis por 80% das emissões globais de uso de energia. Detalhes do acordo foram revelados nesta quarta-feira, no documento divulgado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC).


No acordo, 41 países industrializados informaram oficialmente que pretendem reduzir a emissão de gases. Outros 35 comunicaram as ações que estão em execução, mas informaram necessitar de apoio financeiro e tecnológico. “As promessas que estão sobre a mesa são um passo importante para o objetivo de limitar o crescimento das emissões”, disse o secretário executivo da UNFCCC, Yvo de Boer, segundo o documento divulgado. Ele lembrou que de 29 de novembro a 10 de dezembro será realizada a Conferência do Clima, no México, quando o assunto vai ser retomado.

Antes, de 9 a 11 de abril, haverá uma rodada de negociações da UNFCCC que está programada para ser realizada em Bonn, na Alemanha. O objetivo é discutir o acordo sobre a organização e os métodos de trabalho que serão implementado ao longo deste ano.

O documento divulgado reúne os relatórios oficiais sobre os resultados da conferência promovida em dezembro do ano passado pelas Nações Unidas sobre as alterações climáticas, em Copenhague, na Dinamarca. Cada relatório é dividido em duas partes: uma relativa a um processo formal e a outra sobre as decisões tomadas pelo órgão competente.

Em Copenhague, presidentes da República e primeiros-ministros firmaram um acordo que define como meta limitar a 2 graus Celsius o aumento da temperatura média do planeta. Porém, o acordo não determina os meios para alcançar a meta. A conferência na Dinamarca foi criticada por cientistas e ambientalistas que afirmaram que houve frustração de expectativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento