Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Café: sistemas de produção adequados garantem competitividade e sustentabilidade // Embrapa Cerrados

No próximo dia 15 de abril, produtores rurais poderão participar na Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Planaltina (DF), de um Dia de Campo sobre o aprimoramento do sistema produtivo do café. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados no assunto. De acordo com o pesquisador Antônio Fernando Guerra, a cafeicultura do Cerrado tem vantagens sobre as demais do país porque nessa região o clima é muito bem definido e o período de colheita inicia-se exatamente quando termina a chuva. “Assim, é possível todos os anos produzir café de boa qualidade. Acredito que o futuro da cafeicultura nacional esteja na região do Cerrado. Por conta do clima propício, da topografia adequada para a mecanização e das tecnologias disponíveis temos todas as condições de sermos competitivos na produção de cafés de qualidade”, avalia.
Guerra defende que se os produtores rurais substituíssem por café parte das áreas irrigadas no Cerrado cultivadas com lavouras anuais (trigo, feijão, milho) seriam poupados em torno de 70 dias de irrigação no período seco do ano. Isso seria ambientalmente benéfico, pois permitiria economizar água e energia, justamente na época em que a água é mais escassa na região do Cerrado. Segundo ele, no entorno de Brasília, muitos produtores que tradicionalmente plantam grãos já estão interessados em mudar de atividade. “A cultura de grãos irrigada, no preço que está o insumo, e no preço de venda do produto, está quase inviável. No entorno do DF vários produtores já estão fazendo essa troca”, informa.

Manejo adequado - Para que a cafeicultura no Cerrado seja viabilizada, a irrigação possui papel fundamental, já que se trata de uma região cuja distribuição de chuvas é irregular. Mesmo assim, cerca de 95% dos produtores que usam a irrigação não utilizam nenhum critério técnico de manejo da água. Para auxiliar os produtores nessa tarefa, a Embrapa Cerrados disponibiliza um programa gratuito, simples e eficiente que busca orientá-los nesse sentido. A intenção é tornar essas informações cada vez mais acessíveis. A partir de dados referentes à idade do cafeeiro, ao tipo de solo e às condições climáticas regionais, é possível determinar a lâmina líquida de água a ser aplicada em cada irrigação. Essa ferramenta denominada Programa de Monitoramento de Irrigação está disponível na página eletrônica da Embrapa Cerrados (www.cpac.embrapa.br).

Segundo Guerra, é possível economizar 30% da água e da energia usadas na irrigação durante todo o ano se o produtor souber com clareza quanto aplicar de água e quando parar. “Se juntarmos a essa tecnologia a questão de adequação de fertilidade do solo e conhecimento sobre como manter uma estrutura adequada das plantas, com tudo isso, é possível se chegar a um pacote tecnológico que já está disponível para se ter competitividade e sustentabilidade nessa área”, afirma o pesquisador.

Dia de Campo - A programação do Dia de Campo sobre o sistema produtivo do café será focada nas contribuições da Embrapa para o aprimoramento dos sistemas de produção do café visando competitividade e sustentabilidade. São esperados mais de 100 participantes. Eles serão divididos em grupos e convidados a visitarem a área experimental de café da Unidade para verificarem os resultados obtidos com a implementação das tecnologias já geradas e, também, o direcionamento do programa de pesquisa de café da Embrapa Cerrados. O evento está sendo organizado pela Embrapa Cerrados, Embrapa Café e pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Mais informações no (61) 3388 9832.

Fonte: Embrapa Cerrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento