Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

PD em ciências da atmosfera com Bolsa da FAPESP

14/06/2011

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Narrowing the uncertainties on aerosol and climate changes in São Paulo State - Nuances-SPS”, apoiado pela FAPESP, tem uma vaga de Bolsa de Pós-Doutorado.

O projeto tem como objetivo estudar o impacto da cidade de São Paulo na emissão de aerossóis atmosféricos e gases de efeito estufa e o impacto das mudanças climáticas sobre a sua qualidade do ar.

O projeto busca melhorar o conhecimento científico em fontes emissoras (combustíveis fósseis e de biomassa), formação de aerossóis atmosféricos e gases de efeito estufa e modelagem atmosférica, propiciando melhor planejamento das estratégias de controle de emissões e avaliação de cenários de impacto das mudanças climáticas no Brasil.

Pretende-se ainda ampliar a interação entre os produtos gerados pela modelagem de qualidade do ar e seus impactos por meio do acoplamento com modelos de avaliação de risco ambiental (saúde da população de aglomerados urbanos).

A pesquisa está baseada no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e faz parte de um grande projeto que busca entender os impactos das mudanças climáticas atuais na região metropolitana de São Paulo.

Esse projeto envolve trabalhos de pesquisas com outras instituições envolvidas, dentre elas o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), a Faculdade de Saúde Pública da USP, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH - USP Leste), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e outras.

É importante ter motivação e habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência. É esperado que o candidato saiba trabalhar em equipe, com desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos.

Outras informações podem ser obtidas por e-mail endereçado para Dra. Maria de Fátima Andrade: mftandra@model.iag.usp.br. Interessados devem enviar os seguintes documentos até 24 de junho de 2011: currículo vitae completo, três cartas de recomendação e carta descrevendo o interesse de trabalhar no projeto.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em http://www.oportunidades.fapesp.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento