Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Ação Metrópole trará redução de gases de efeito estufa

A missão de consultores da Jica realiza estudo dos efeitos da redução das emissões de gases
O Projeto Ação Metrópole, vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), recebeu esta semana a missão de consultores da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para, em regime de cooperação técnica, dar prosseguimento ao estudo dos efeitos da redução das emissões de gases do efeito estufa.

Para o chefe da missão da Jica, Kenichi Sekine, o sistema Bus Rapid Transit (BRT) proposto à Região Metropolitana de Belém (RMB), em uma análise preliminar, reduzirá 50 mil toneladas anuais de GEE, ou 500 mil toneladas no prazo de 10 anos. Esses números sinalizam a possibilidade de enquadramento do sistema BRT no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para obtenção de Crédito de Carbono, no âmbito do Protocolo de Kyoto.

A coordenadora técnica do Ação Metrópole, Marilena Macóla, ressalta que o Governo do Estado está ativamente engajado em projetos de preservação ambiental como o “Municípios Verdes” , e que este estudo, cujo relatório final deverá ser concluído em agosto deste ano, também contribui para a preservação ambiental do Estado, sendo mais uma manifestação do compromisso do Governo Estadual na preservação ambiental – interna e externamente.

Sustentabilidade
O Ação Metrópole visa melhorar a mobilidade interna da RMB de forma sustentável e prevê até 2016 a implantação do BRT, entendido como um sistema integrado de transporte público constituído basicamente por ônibus de grande capacidade, caneletas e/ou faixas exclusivas e integração física-tarifária em terminais, estações e pontos de parada.

Giovanna Zanni - Ascom/Sepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento