Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Brasil inicia preparativos para a Rio+20

O Brasil iniciou oficialmente nesta terça-feira (07/06) os preparativos para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - a Rio+20. A presidente Dilma Rousseff assinou decreto criando órgãos considerados fundamentais para a realização do evento, em junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Foram criados a Comissão e o Comitê Nacional de Organização da conferência e uma Assessoria Extraordinária, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, dedicada ao tema.


A assinatura do decreto ocorreu em solenidade no Palácio do Planalto, com a presença dos ministros, governadores, senadores, embaixadores e do subsecretário-geral do Departamento Econômico e Social da ONU e coordenador da Rio+20, Sha Zukang. "Meu governo fará todo empenho para que a Rio+20 não seja só uma autoconsciência brasileira a respeito de uma trajetória, de um compromisso, mas, também, que seja um 'diálogo' com o futuro, no sentido de que o mundo possa traçar um 'caminho' para os sete bilhões de humanos que vivem no planeta", declarou a presidente.

Convidado especial do evento, Sha Zukang se disse "honrado em participar deste evento nacional, mas de significado internacional". O representante da ONU agradeceu o País por sediar a conferência e destacou que o Brasil já é considerado um exemplo mundial em questões ambientais. "A Rio+20 vai renovar os compromissos feitos em 1992 [quando o tema 'desenvolvimento sustentável' foi tratado pela primeira vez, durante a ECO-92]", acrescentou.

A ministra Izabella Teixeira lembrou que a assinatura do decreto dando o pontapé oficial da preparação para a conferência da ONU acontece no momento em que o Brasil celebra a Semana do Meio Ambiente - iniciada no último dia 2 e com término nesta sexta-feira (10/06). "Daqui um ano, estaremos em plena Rio+20", frisou.

Os órgãos criados para a Rio+20 serão presididos por ministros e ficarão responsáveis pelo planejamento, pela articulação e organização do evento. A Assessoria Extraordinária coordenará a elaboração de estudos que subsidiem a formação das posições brasileiras nos principais temas da conferência, especialmente 'economia verde' e 'governança internacional para o desenvolvimento sustentável'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento