Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Workshop promove diálogo intercultural sobre Mudanças Climáticas e REDD+ no Peru

André Nahur e Juliana Splendore
 Crise climática, REDD+ e REDD Indígena foram os temas do seminário realizado em Iquitos, Peru, de 25 a 29 de abril. O evento promoveu um diálogo intercultural entre o discurso tradicional dos indígenas e o discurso científico relativos a Mudanças Climáticas e REDD+. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) apresentou, durante o encontro, temas como fontes importantes de financiamento para programas e projetos relacionados à mitigação das mudanças climáticas e REDD+, como o Fundo Amazônia, a situação indígena e o mecanismo de REDD+ no contexto brasileiro.

O evento foi dividido em duas partes: uma política, em que foram apresentados temas gerais sobre mudanças climáticas, REDD+ e direitos indígenas; e outra, técnica, sobre metodologias de campo associadas a esses temas, como medição de carbono florestal e conceitos básicos de georreferenciamento. O intuito do evento foi levar informação qualificada e imparcial sobre mudanças climáticas e o mecanismo de REDD+ e sobre como os povos indígenas podem participar ativamente destes processos.

Durante a parte política, foram discutidos o contexto nacional, a participação do país na Parceria de Carbono Florestal (FCPF, em inglês), no Programa de Investimento Florestal (FIP, em inglês) e a questão internacional de políticas relacionadas a mudanças climáticas. Eduardo Durand, diretor de Mudanças Climáticas do Ministério de Meio Ambiente Peruano, apresentou a proposta de como o governo daquele país vem trabalhando no planejamento para a implementação do mecanismo de REDD+.

O tema REDD+ foi amplamente discutido pelos participantes, que relataram a presença de empresas estrangeiras no país tentando desenvolver projetos isolados com as comunidades. Diversos expositores ressaltaram a necessidade de se ter cautela e apoiar a criação de um marco nacional que beneficie a todos. A presença dessas empresas acontece devido à falta de regulamentação internacional e nacional, se aproveitando da falta de informação das comunidades para assinar contratos, que podem ser abusivos.

Outras iniciativas apresentadas foram os estudos de caso de projetos de REDD+ no Peru e da Mesa de REDD+, um conjunto de organizações do terceiro setor, que está apoiando o governo no desenvolvimento de uma estratégia nacional de REDD+ justa, equitativa e eficiente.

O evento foi organizado pela Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica) e pela Associação Intercultural de Desenvolvimento da Selva Peruana (Aidesep, em espanhol) e contou com o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Fundo de Defesa do Meio Ambiente (EDF, em inglês) e Woods Hole Research Center (WHRC). O evento também contou com a participação de diversos representantes indígenas das oito regionais da Aidesep na Amazônia Peruana: Loreto (Orpio), Amazonas (Oopian), San Lorenzo (Coopi), Selva Central (Arpi), Ucayale (Orau), Madre de Dios (Fenamad), Cusco (Comaru), San Martin (Codepisam), assim como representantes do governo federal do Peru, Ministério do Meio Ambiente e de Agricultura, terceiro setor, setor privado e diversas organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento