Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Leilão de energia: eólicas predominam

Da Agência Ambiente Energia - A maior parte da oferta de energia nos leilões de Reserva e A-3 deste ano vem das usinas eólicas, que terão 10.935 MW ofertados, de um total de 23.332 MW. Em número de projetos, será ofertada energia de 491 usinas eólicas para ajudar a suprir a demanda a partir de 2014. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 9 de maio, pela Empres de Pesquisa Energética (EPE).

O volume da capacidade eólica está distribuído entre oseEstados do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia, os principais entes da federação com reconhecido potencial de energia dos ventos. Os outros projetos são termelétricas a biomassa (81 usinas), pequenas centrais hidrelétricas (PCHs, total de 41 projetos), termelétricas a gás natural (16) e ampliação de uma usina hidrelétrica. Mas somente as fontes eólicas e biomassa participam do Leilão de Reserva. As demais destinam-se ao A-3.

Segundo a EPE, o prazo para inscrição dos empreendimento térmicos a gás natural ainda segue até o dia 19 de maio. Os leilões acontecem em julho em data a ser definida.

Na avaliação do presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, a grande inclusão de usinas eólicas confirma o potencial desta fonte energética, que vem em grande crescimento. Nos últimos anos, em 2009 e 2010, foram contratados 4.698 MW desta fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento