Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Reflorestamento deve aumentar em mais de 1000% no Tocantins

O investimento para o desenvolvimento sustentável no setor silvícola destaca o Tocantins como um dos estados que mais chamam a atenção de empresários em reflorestamento. Segundo a diretoria de Sustentabilidade no Agronegócio, da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, a expectativa é crescer nos próximos anos mais de 1000% em área plantada em todo Estado, com o plantio de 600 mil hectares até 2016.

Ainda de acordo com informações da diretoria de Sustentabilidade no Agronegócio, somente na região sudeste do Estado, a projeção é de plantar 300 mil hectares, nos municípios de Conceição do Tocantins, Paranã e Natividade. Atualmente, a plantação de eucalipto está concentrada nos municípios de São Bento do Tocantins, Norte do Estado e Palmeirópolis, região Sul do Estado.

Para o secretário Executivo da Aretins – Associação de Reflorestamento do Estado do Tocantins, Bruno Cordiolli, o Tocantins possui grande potencial para crescer nesta área, por ser um estado de dimensão territorial e clima favorável para diversas espécies nativas e exóticas. “O Tocantins possui uma aptidão agrícola, mas é preciso ainda investir em espécies adaptadas geneticamente ao solo e clima tocantinense”, argumentou.

Segundo a subsecretaria de Energias Limpas, o Estado possui um área plantada de 49,5 mil hectares, sendo 44,3 mil de eucaliptos, 158 hectares de neem, 2,2 mil hectares de teca e 1,3 mil hectare de seringueira. A produção gera em torno de 62,9 mil empregos considerando os 1,27 homens por hectare.

De acordo com o subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente Araújo, “nos próximos anos, somente entre os municípios de Sandolândia e Araguaçu, serão plantados 1,8 milhão de pés de seringueira. Isso mostra o interesse de muitos empresários em investir no reflorestamento no Tocantins”, lembrou.

Araújo disse ainda que há expectativa de investimento em projetos de usina termoelétrica para gerar energia por meio de matéria-prima (biomassa), como por exemplo briquetes ou cavacos de madeira.

Encontro
Para impulsionar essa atividade no Tocantins, a Seagro realiza no mês de setembro, o 6º Reflorestar – Encontro de Reflorestamento do Estado do Tocantins com os silvicultores no Estado. A intenção é incentivar o plantio no Estado para organizar a cadeia produtiva e aumentar a produção de forma sustentável a silvicultura.

Dados
Ano Área plantada/hectares eucalipto

2006 16.656,00

2007 25.994,60

2008 36.590,10

2009 44.309,16

2010 49.583,60

A projeção para 2011 é de 197,4 mil hectares de plantio de eucalipto. (Informações da ascom/Seagro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento