Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Ônibus a hidrogênio em novembro

Portal Energia Hoje
Projeto da EMTU, o ônibus começará a circular em meados de novembro
O primeiro ônibus a hidrogênio da América Latina, resultado de projeto coordenado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU-SP), começará a circular com passageiros em meados de novembro pelo corredor A, B, D paulista, na Grande São Paulo. O veículo, cujos testes operacionais foram iniciados em 2009, já andou mais de 5 mil km e é capaz de rodar 100 km com 12 kg de hidrogênio.

A EMTU precisa ainda acionar a estação de abastecimento de hidrogênio, que será operada pela BR Distribuidora e cujo sistema operacional – responsável pelo processo de hidrólise – foi projetado pela canadense Hydrogenics.

Financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Global Environmental Funding, o projeto de US$ 16 milhões prevê ainda a aquisição de três outros ônibus a hidrogênio pela EMTU. A conclusão dos veículos está prevista para o início de 2012. O consórcio formado por AES Eletropaulo, Ballard Power Systems, Epri, Hydrogenics, Marcopolo, Nucellsys, Petrobras Distribuidora e Tuttotrasporti é responsável pela construção dos ônibus.

De acordo com o gerente de Planejamento da EMTU-SP, Ivan Regina, existe a possibilidade de se nacionalizarem alguns dos equipamentos dos novos protótipos. “Estamos prospectando uma companhia nacional para fabricar o motor elétrico que, no caso do primeiro protótipo, foi projetado pela Siemens”, revela.

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