Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Fórum Econômico Mundial em Davos ampliará abordagem á Clima.///Point Carbon


Edição 2010 de Davos dará maior espaço para o tema Climático
Published: 26 Jan 2010

Políticas Climáticas e energia renovável deverão liderar as discussões em Davos no encontro que começa nesta semana.

Diversos lideres políticos e grandes empresários juntam-se em Davos nesta semana para o encontro anual do Fórum Econômico Mundial.

No Fórum do ano passado o tema central girou em torno da crise econômica que assolava o mundo relegando posição secundária à questão climática.

Nesta edição do Encontro serão abordados temas como redução das emissões e os mecanismos econômicos que compõe o crescente Mercado de carbono.

Dominic Waghray, chefe do departamento responsável por Clima no Fórum de Davos afirma que cerca de 12% das discussões terão a questão do climática e energia como temas preponderantes.Ao todo serão 227 reuniões-eventos este ano. Muito mais quando comparados ao ano passado, quando apenas 6 eventos (num total de 222) trataram de assuntos relacionados ao Clima e Energia. Em 2008 foram apenas 20 eventos. Portanto, conclui-se que estes temas vem ganhando espaço e importância na agenda do Fórum.

Como a economia global apresenta sinais de recuperação, o tema oficial do encontro será :Repense, Redesenhe, Reconstrua.O que pode facilmente acoplar-se como uma continuidade do tema debatido em Copenhagen recentemente, na Conferencia das Partes 15.

Uma das discussões mais importantes a ser realizada diz respeito á como engajar os financistas no Mercado de Carbono, depois do modesto resultado obtido em Copenhagen.

União Européia

“Serão discutidos com grande ênfase como o investimento publico e privado podem alavancar a questão das energias limpas nos países em desenvolvimento”, disse Waghray..

Connie Hedegaard, comissária de Mudanças Climáticas da União Européia, defenderá uma posição de renovação e continuidade das atividades para os mercados de carbono que hoje continuam em forte atividade mesmo com as incertezas em relação ao futuro do protocolo de Quioto e da questão da legislação interna sobre carbono ainda em discussão nos EUA.

O participantes do Fórum deverão discutir novas formas em como unir os caminhos do mercado europeu de carbono , o EU ETS, com os mercados nascentes na Índia e China , mesmo apesar da do cenário de indefinição dos EUA, afirma Waughray.

Será uma oportunidade para os grandes empresários examinarem de perto e discutirem os preços de emissões de carbono, seja ele via mercado ou via imposto (taxa), complementou.

Lideres
Líderes empresariais assim como políticos terão oportunidade de examinar de perto iniciativas como Eficiência Energética, Captura e Armazenagem de Carbono (CCS) e Desmatamento Evitado, podem desempenhar um relevante papel no controle e redução das emissões dos gases que provocam o efeito estufa.

Aproximadamente 30 chefes de estado comparecerão ao Fórum que é o acontecimento de maior importância desde a Conferencia das Partes, dezembro ultimo em Copenhagen, onde estiveram presentes pouco mais de 110 lideres de nações.

O presidente francês N. Sarkozy fará a abertura da Cúpula. Também presentes estarão o primeiro-ministro canadense Stephen Harper, país que sediará a reunião do G-8 este ano e o presidente do México, Felipe Calderón, país que sediará o encontro Climático este ano, a CoP 16.

Lideres do Brasil e Africa do Sul também participarão representando as grandes economias em desenvolvimento, as quais vêm ganhando mais espaço em um ambiente tradicionalmente dominado pelos países ricos.

Nações Unidas
Países que impossibilitados de enviar seus lideres, enviarão ministros-chave. No caso dos EUA , estará presente ao evento o negociador chefe para a questão climática, Todd Stern.

Depois de um ano onde a acordo sobre redução de emissões de carbono foi evasivo, avanços em matéria de clima são improváveis em Davos. Oportunidades de networking, debates e oficinas devem dominar a agenda do encontro.

O presidente do México, Calderón participará de um debate com o negociador sênior Shyam Saran, responsável por questões climáticas da Índia e Yvo de Boer, na próxima sexta-feira. Temas que foram previamente acordados durante o encontro de Copenhagen serão novamente colocados em pauta.

By John McGarrity - jm@pointcarbon.comT
Tradução de Laercio Bruno Filho
London

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento