Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Estudo de Caso : Green IT /// eSENSE

Check out this SlideShare Presentation:

Esta apresentação é um sumário do estudo recém realizado sobre Green IT onde trazemos alguns conceitos sobre Sustentabilidade, suas correlações empresariais especificamente com a área de TI, além de uma visão das práticas mais adotadas pelas empresas e os respectivos resultados obtidos.

por Laercio Bruno Filho

Davos,Sustentabilidade e a Indústria de IT
Recentemente no Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça, a questão ambiental foi amplamente discutida. Um fato surpreendente dado que a agenda deste evento é eminentemente econômica e social. Falou-se em aquecimento global, emissões de gases que provocam os gases de efeito estufa e impactos na economia mundial, assim como a ameaça que estes vetores representam à ordem econômica mundial.Isto foi em plena crise financeira, entre 2008 e 2009.
Freqüentado por políticos, economistas e banqueiros, acadêmicos e cientistas também estavam presentes os líderes das maiores empresas de tecnologia do mundo; Microsoft, Dell, Cisco, Intel, entre outras. Reuniram-se para discutir as possibilidades de coordenar os seus esforços em como adotar práticas mais sustentáveis em seus processos produtivos.
Dias depois a HP anunciou publicamente que havia superado sua meta de reciclagem de lixo eletrônico, reciclando aproximadamente 115 mil toneladas de hardware e cartuchos de impressora, 50% a mais que o ano anterior e comprometendo-se com um novo desafio de reutilizar 900 mil toneladas de produtos até 2012.


Mas o que significa Green IT
Numa visão pragmática e exeqüível significa a adoção de diretrizes socioambientais pela área de TI as quais quando implementadas irradiam ambiência sustentável para a cadeia de stakeholders da empresa.
São 3 as diretrizes:

• Eco inovação;
• Eco colaboração;
• Eco eficiência

Recentemente realizamos um estudo cuja abordagem contemplou o entendimento e detalhamento de práticas relacionadas aos conceitos de sustentabilidade que algumas empresas adotaram em suas áreas de Tecnologia da Informação, TI.
Tal movimentação é conhecida como Green IT, ou TI Verde.

Sendo TI uma área "transversal" aos departamentos, estas práticas acabam por permear de forma horizontal praticamente todos os processos da empresa. Distribuindo assim entre eles todo o seu potencial de ganho socioambiental e de redução de custos operacionais.

Pesadas Emissões de Co2
A indústria de TI no seu contexto mais amplo de abrangência, responde por quase 2% de todas as emissões globais de gases que provocam o efeito estufa e por conseqüência acentua o aquecimento global. Os datacenter são responsáveis por 23 % destas emissões por conta do uso intenso de energia.
As emissões de TI equivalem às da indústria do transporte aéreo global. É bastante significativo.
Diante de tal cenário, torna-se indispensável a adoção de ações que visem reduzir as emissões destes gases, mas não apenas, e sim também a real incorporação de princípios que ajudem a preservar os recursos naturais do planeta. A maioria já bem impactada.


Diferencial Competitivo
Segmentos da sociedade já mais familiarizados com a visão futura do que será uma “economia carbono-restringida ”, entendem o conceito e aceitam pagar um pouco mais por produtos cuja “pegada socioambiental ” seja menor. Complementarmente também exigem uma postura empresarial coerente com tais princípios. E hoje pode-se observar que um numero cada vez maior de empresas desenvolve e incorpora políticas corporativas de sustentabilidade com este objetivo.
Nestas empresas as áreas corporativas de TI ou ajudaram a criar ou já iniciaram um amplo processo de alinhamento com tais politicas, adotando práticas mais sustentáveis e obtendo resultados tangiveis e estratégicos.
Este é o tema central do Estudo de Caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento