Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Prateleiras dos supermercados são inundados com detergentes eco-friendly///C&EN-Chemical & Enginereering News

 " Os novos produtos incluem detergentes e outras soluções para lavagem de roupas que contém componentes com perfil sustentavel os quais agridem menos o meio-ambiente.
Os fabricantes usam como argumento central o fato de que estes novos produtos, por serem mais inteligentes, requerem menor uso de energia e de agua para entregar o mesmo resultado, ou seja são mais eficazes e mais ambientalmente adequados. Os novos lançamentos agrupam diversas soluções em apenas um só produto,por exemplo: detergente com amaciante de tecido e redutor de estática."

São exemplos de como a industria está se adaptando para atender um mercado já mais conscientizado sobre as questões referentes á exaustão dos recursos naturais do planeta e que deseja adquirir produtos coerentes com tal comportamento.

A grande mudança em prol da preservação do planeta e da garantia de alguma qualidade de vida para as futuras gerações se dará pela releitura dos hábitos de consumo da população.

O consumidor-cidadão tem o poder de exigir que as empresas adaptem-se a esta nova realidade.
Uma das ações ao seu alcance e que trará maior resultado prático em curto prazo é escolher aqueles produtos que melhor contribuam para as questões sociais,ambientais e economicas das comunidades.

O artigo abaixo é um exemplo concreto desta afirmação.

Leia o artigo completo:
http://pubs.acs.org/cen/coverstory/88/8804cover.html


Laundry detergent manufacturers are rolling out a new generation of products aimed at making cleaning more efficient and environmentally friendly, according to an article in the current issue of Chemical & Engineering News (C&EN), ACS' weekly newsmagazine.

C&EN Assistant Managing Editor Michael McCoy points out in the cover story that this trend in innovative fabric cleaning products is occurring despite a rocky economy in 2009, which led to sales declines for premium laundry products such as Tide. Overall, however, the liquid detergent market managed to rack up $3.1 billion in U.S. sales in 2009, according to the article. Products include new detergents and other laundry aids that contain natural, sustainable ingredients that are less likely to harm the environment than conventional cleaners. Manufacturers are also marketing specialty cleaners that help reduce energy or water consumption. Other new products aim to make cleaning more efficient, including at least one new cleaner that combines detergent, fabric softener, and static reducer into one sheet-like product.

link: http://pubs.acs.org/cen/coverstory/88/8804cover.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento