Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Sustentabilidade Chega às Prateleiras

Globo.com /// São Paulo
Alguns dos principais fornecedores de supermercados anunciaram, juntamente com o Wal-Mart Brasil, o lançamento de produtos fabricados com menor impacto ambiental.

Dentre as mercadorias que passam a integrar o programa "End to End ­­- Sustentabilidade de Ponta a Ponta", estão o Óleo Liza (Cargill), Esponja de banho Curauá (3M), Pinho Sol (Colgate-Palmolive), Matte Leão Orgânico (Coca-Cola Brasil), Band-Aid (Johnson&Johnson), Amaciante Confort Concentrado (Unilever), Pampers Total Confort (Procter&Gamble), Toddy Orgânico (Pepsico), água Pureza Vital (Nestlé) e Sabão TopMax (Walmart).

Partindo da análise do ciclo de vida de seus produtos - da matéria-prima ao descarte - as empresas desenvolveram mudanças em itens de seu portfólio, no intuito de fazer com que a cadeia de suprimentos básicos dê um novo salto rumo à sustentabilidade. Como os produtos impactam menos o meio-ambiente, estarão dispostos com destaque nas prateleiras dos supermercados.

Quanto à formatação dos preços, ela dependerá da aceitação dos consumidores.

"Os produtos trazem diferenciais que vão da redução ou alteração do tipo de embalagem e matéria-prima utilizada, optando por opções recicláveis ou certificadas, à diminuição no consumo de energia e água e dos resíduos sólidos gerados", comentou o presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor Núñez.

Apesar do Wal-Mart Brasil ter fornecido suporte técnico para a realização do programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, todos esses produtos que estão de "cara nova" poderão ser encontrados nas prateleiras de outros supermercados cearenses, não se restringindo apenas às bandeiras do grupo em atividade no Ceará (Bompreço, Hiper Bompreço, Sam´s Club e Maxxi). "A questão da sustentabilidade não é vantagem competitiva. Os produtos também serão vendidos em supermercados de outros grupos", completou Núñez. Ainda neste ano, outros gigantes fabricantes como Ambev, Loreal, Danone, Sara Lee, Philips, Bunge e Kimberly-Klarc, também prometem disponibilizar no mercado brasileiro itens produzidos a partir de mecanismos que estejam aliados à proteção da natureza. Para ser executado, o projeto contou com o apoio do Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), órgão ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), do Governo de São Paulo.

* A repórter viajou a convite do Wal-Mart

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento