Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Aumento do consumo de energia aponta retomada do crescimento


O consumo de energia elétrica no Brasil fechou o mês de dezembro com 53.014 MW médios, 10,4 % acima dos 48.000 MW médios consumidos em dezembro de 2008 e 2,9 % acima do maior pico anterior que foi em outubro de 2008. Dados do ONS (Operador Nacional do Sistema) mostram uma retomada do consumo a partir de junho de 2009, tendo o recorde histórico sido registrado em novembro de 2009 (53.989 MW médios), exatamente o mês do apagão.

Com a economia voltando a crescer, o consumo de energia elétrica também retoma o crescimento, e a previsão até 2030 é de que o Brasil deverá aumentar a demanda de energia elétrica a uma taxa média de 4,4% ao ano. Nesse mesmo período, países como os Estados Unidos crescerão 2,8% ao ano, o Japão 0,8% ao ano e o continente Europeu 1,5% ao ano. Já Índia e China aumentarão acima da média brasileira (5,4% ao ano e 7,7% ao ano, respectivamente).

O grande desafio agora é suprir essa escalada de crescimento, que havia tido uma trégua com a crise. “Uma das principais fontes para garantir o suprimento seguro, rápido e ambientalmente correto para o Brasil nas próximas duas décadas será a geração de energia alternativa e renovável, com base em biomassa”, afirma Luiz Otávio Koblitz, diretor-presidente da AREVA KOBLITZ.

Para se ter uma ideia, apenas com o bagaço proveniente das 600 milhões de toneladas de cana-de-açúcar existentes no Brasil – utilizado atualmente apenas para atender as necessidades energéticas referentes à produção de açúcar e etanol, além das pontas e palhas descartadas no campo – o país poderia produzir 15.000 MW médios, 50% mais do que Itaipu, número que corresponde a quase 30% da energia gerada hoje em nosso país.

fonte: AREVA KOBLITZ

Um comentário:

  1. Se o Governo Federal fizesse somente um estimulo de retornar as aliquota de IPI para os resfriadores de liquido que são os produtos mais eficientes que existem no mundo hoje para os niveis de 2007 2.000 MW de energia ou seja mais 10% da potência instalada da Hidrelétrica de Itaipu além de deixamos de liberar milhares de toneladas de CO2 para a atmosfera somente com a troca de chillers.

    ResponderExcluir


Informação & Conhecimento