Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Pesquisa do canal Nickelodeon revela comportamento das crianças brasileiras

Publicado em janeiro 13, 2011 por HC

A Nickelodeon divulga a pesquisa Geração 5.0 – Os Novos Pilares da Infância na qual aborda alguns dos temas mais marcantes do universo infantil e adolescente da atualidade: alimentação, atividade física, sustentabilidade, criatividade e diversidade. O estudo revela o impressionante dado que o Brasil é o país onde se menos pratica esporte nas escolas, em toda a América Latina.

Também comparado aos nossos vizinhos, o jovem brasileiro também é o que menos se preocupa com o meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, menos de 39% das nossas crianças tiveram contato real com a diversidade – fator que pode ser decisivo no desenvolvimento de comportamento violento, como o bullying. Reportagem do site Noticias da tv brasileira.

“Acreditamos que a alimentação, a atividade física, a sustentabilidade, a criatividade e a diversidade transformam a criança de hoje no adulto melhor de amanhã. Os pais e a sociedade precisam acompanhar as mudanças. E a escola e os meios de comunicação continuam sendo de extrema importância para a discussão desses temas”, afirma Beatriz Mello, gerente de pesquisa do canal e responsável pelo estudo.

A pesquisa Geração 5.0 – os Novos Pilares da Infância ouviu crianças e mães no Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Venezuela e Peru. Na fase qualitativa, realizada apenas no Brasil, contou com insights do projeto Conicktado (uma rede social fechada da Nickelodeon, na qual crianças e adolescentes escolhidos trocam informações diárias sobre diversos temas) e entrevistas com especialistas.

Já na fase quantitativa, foram utilizados dados de três diferentes fontes para atingir os três diferentes targets mais importantes para o canal: Kiddos Latin America (www.kiddos.com.ar), um estudo anual com crianças de 06-11 anos do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile; TGI (que no Brasil é representado pelo IBOPE) para o público de 12-17 anos do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile; o Qualibest (www.qualibest.com.br), instituto de pesquisa nacional, que pesquisou 500 mães com filhos brasileiros entre 02-14 anos.

RESULTADOS DA PESQUISA POR TEMA ESTUDADO

ATIVIDADE FÍSICA – O peso corporal está cada vez mais relacionado com o consumo e o gasto de calorias. Segundo Beatriz o que mais mudou nesses últimos anos é que se consomem mais calorias e comidas processadas. Além disso, a criança está cada vez mais dentro de casa e faz menos atividade física. O que não mudou é que a atividade física nas escolas continua sendo bem menos importante do que ter notas altas ou aprender tecnologia. E a prática de esportes e atividades físicas vem perdendo força e espaço nos últimos tempos para outras brincadeiras e atividades. Em 2003, 75% das crianças andavam de bicicleta enquanto hoje esse número caiu para 41%.

De acordo com a pesquisa, o índice de prática de esportes nas escolas brasileiras é o menor da América Latina. A escola é o lugar onde as crianças mais praticam esportes segundo os pais, mas as escolas não têm valorizado ou priorizado essa atividade.

As crianças e adolescentes nunca entenderam tanto de esporte, só que hoje, elas são cyber esportistas e não esportistas reais. 50% das crianças jogam futebol “real” enquanto 87% jogam vídeo-game.

A prática de esportes e atividades físicas vem perdendo força e perdendo espaço para outras brincadeiras e atividades. Em 2003, 75% das crianças andavam regularmente de bicicleta. Hoje esse número caiu para 41%.

E dessa pouca atividade física, 79% são realizadas na companhia de amigos e na escola. Em casa e com os pais, a porcentagem dos exercícios físicos cai bastante – apenas 34%.

SUSTENTABILIDADE – As crianças brasileiras são as que menos se preocupam com o meio ambiente na América latina. O México é o país que mais atenção dá ao meio ambiente, com 84%, seguido de Venezuela, 73%, Colômbia e Chile, 70%, Argentina 68% e por último Brasil, como 56%.

Apesar de afirmarem que se interessam pelo tema sustentabilidade, as crianças hoje em dia não sabem muito o que fazer pelo tema. Mas desempenham o básico: não jogam lixo na rua, não ficam mais do que 15 minutos no banho, não desmatam a natureza, não escovam os dentes com a torneira aberta e não imprimem muitas folhas. E, apesar de ainda estarem compreendo a importância da sustentabilidade, elas costumam adotar ações ecológicas promovidas por empresas, como plantar árvores e usar folhas recicláveis. Quando o assunto é sustentabilidade, existe uma troca de informações em casa. Pais ensinam valores, como não jogar lixo na rua, mas também aprendem com os filhos: uma em cada duas mães brasileiras diz que aprendeu muitas coisas sobre meio ambiente/reciclagem com o filho.

CRIATIVIDADE – Segundo a pesquisa, a criatividade faz muito bem às crianças: ela promove relações abertas e positivas com a realidade, flexibilidade às novas situações, promove segurança e faz a criança lidar melhor com fracassos e provocações. 84% das mães acham extremamente importante estimular a criatividade dos filhos, mas ainda são bastante tradicionais em relação às atividades criativas.

Hoje em dia, o estímulo à criatividade dos filhos está em diversas plataformas, como vídeos online, blogs, twitter, etc. 78% das mães afirmam que assistir programas infantis é uma atividade que estimula a criatividade dos filhos, 72% concordam que desenhos estimulam seus filhos e uma em cada duas mães acha que jogos interativos na Internet estimulam a criatividade dos filhos.

ALIMENTAÇÃO – Existem algumas verdades e mentiras em torno da alimentação.

VERDADEIRO: mães verificam o prazo de validade dos produtos e, no final das contas, mais vale o aroma e o sabor do que o valor nutricional dos alimentos.

MAIS OU MENOS: mães valorizam empresas de alimentos preocupadas com o meio ambiente.

FALSO: mães acham produtos prontos saudáveis, criança não gosta de fruta, mães proíbem os filhos de comerem enquanto assistem TV.

Cozinhar virou um hábito de lazer entre pais e filhos. As mães estimulam isso, e uma em cada duas mães diz que cozinhar/fazer lanches divertidos estimula a criatividade dos filhos.

A TV pode ser uma das aliadas das mães quando o assunto são hábitos alimentáres mais saudáveis. 75% das mães acham que a TV não interfere ou interfere de maneira positiva na alimentação dos seus filhos.

DIVERSIDADE – Pais e filhos estão abertos ao diferente. Pelo menos no discurso – 96% das mães estimulam os filhos a respeitar pessoas com deficiências físicas ou mentais e 73% diz preferir que seus filhos tenham contato com pessoas de diferentes níveis sociais. Apesar disso, apenas 10% sempre tem contato com pessoas com problemas visuais ou auditivos contra 39% que nunca tiveram.

“É muito importante que as crianças tenham contato com a diversidade. Quando não existe o contato com o diferente, a violência aparece , surge a agressão verbal e psicológica em sua modalidade eletrônica. É o famoso cyberbulling, que acontece principalmente por e-mail, comunidades,vídeos, redes de relacionamento e MSN”, diz Beatriz.

***
Nickelodeon é um dos principais canais de entretenimento para crianças e uma das maiores produtoras de programas infantis do mundo. O canal oferece uma programação variada, de alta qualidade e repleta de novidades, incluindo séries e curtas produzidos exclusivamente para crianças. Nickelodeon é transmitido pelos principais operadores do país.

EcoDebate, 13/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento