Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

C40: Grupo de Liderança Climática das Grandes Cidades

Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:
C40 promove intercâmbio entre metrópolesA aliança internacional foi oficializada em 2006 e, hoje, é integrada por 40 das maiores metrópoles do mundo. As cidades cooperam estreitamente entre si em questões relativas ao clima.

Em 2005, aconteceu uma primeira conversa em Londres, envolvendo 18 prefeitos de grandes cidades ao redor do mundo. Os representantes assinaram uma declaração, na qual expressavam sua vontade de combater as mudanças climáticas juntos e ainda ajustar as suas políticas municipais conforme às das outras metrópoles signatárias.

Posteriormente, outras cidades também aderiram e a aliança passou a se chamar Grupo de Liderança Climática das Grandes Cidades. O projeto é financiado desde 2006 pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e a sua respectiva fundação ambientalista, a Iniciativa Clinton pelo Clima.

Atualmente, a aliança tem 40 integrantes, o que lhe rendeu o apelido de Grupo C40. Cidades de todos os continentes pertencem à iniciativa e cooperam entre si nas áreas de renovação e planejamento de obras, iluminação, abastecimento energético, transporte, saneamento, esgoto, política portuária e fontes renováveis de energia.

Para cada campo temático, há um grupo de trabalho designado. O C40 é liderado pelo atual prefeito de Toronto, David Miller, e conta ainda com um Comitê Diretor formado por nove das metrópoles signatárias – inclusive a representante brasileira, a cidade de São Paulo.

O grupo lança novos programas e iniciativas com frequência. No momento, por exemplo, as ações e diálogos têm se estreitado entre as cidades que almejam ampliar o uso de carros elétricos nas suas ruas. Entre elas, estão metrópoles como Bogotá, Chicago, Copenhague, Nova Déli, Hongkong, Londres, Los Angeles, Cidade do México e Seul.

Autor: Torsten Schäfer (mdm)
Revisão: Roselaine Wandscheer

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento