Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

AA1000 e a Correlação com o Desenvolvimento Sustentavel

Norma AA1000 da Accountability como promoção do Desenvolvimento Sustentável


Publicado por Marcos Pili Paláciosem 14 de junho, 2009

Resumo: O objetivo geral deste artigo foi identificar fatores de convergência entre a norma AA1000 e os ditames do Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, conceituou-se o Desenvolvimento Sustentável e a norma AA1000; elencaram-se aspectos da norma AA1000 que estejam em conformidade com os princípios do Desenvolvimento Sustentável. Inicialmente, foi apresentado um panorama histórico da sustentabilidade e a evolução do seu conceito, desde as primeiras idéias até o que se conhece atualmente. Após, conceituou-se a norma AA1000, principalmente os aspectos importantes que a sustentam. Depois, foi realizada uma comparação entre o tópico da AA1000 e do Desenvolvimento Sustentável para verificar as conformidades entre o conceito da sustentabilidade e a norma em questão. Verificou-se que as empresas que seguem os pressupostos da norma referida seguem os ditames do desenvolvimento sustentável em uma série de aspectos, segundo o referencial teórico apresentado e as conclusões efetivadas pelo pesquisador.

1. INTRODUÇÃO

O Desenvolvimento Sustentável busca suprir as demandas do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades. É aquele que procura no presente preencher as lacunas econômicas, sociais, ambientais, políticas (no que tange a transparência e participação), além dos direitos humanos – inclusive o direito a um meio ambiente limpo e seguro – buscando-se conjuntamente a conservação destes para as gerações futuras.

Por sua vez, a Accountability é compreendida dentro de uma realidade das sociedades democráticas modernas, sendo conceituada como a responsabilização permanente dos gestores públicos em relação aos atos praticados em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade.

Tanto o Desenvolvimento Sustentável, como a Accountability são temas que estão constantemente ligados a questões contemporâneas como os direitos humanos, preservação da biodiversidade, equidade, ética, entre outros.

Os princípios da norma AA1000 da accountability concernem no envolvimento da organização em práticas que visem a atender as demandas das partes interessadas, abordando a compreensão, desempenho, ações, bem como a capacidade de resposta aos assuntos e preocupações relativas à sustentabilidade.

O presente trabalho visa verificar se a norma AA1000 está de acordo com os ditames do Desenvolvimento Sustentável. Isto será investigado por meio de dois nortes que serão trabalhados no decorrer da pesquisa:

A) Conceituar Desenvolvimento Sustentável e a norma AA1000;

B) Elencar aspectos da norma AA1000 que estejam em conformidade com os princípios do Desenvolvimento Sustentável.




O trabalho se faz importante como contribuição no meio acadêmico e para a sociedade como um todo, no sentido de evidenciar a importância destes dois temas tão palpitantes da nossa realidade hodierna.



No tópico 2, será feito uma conceituação do desenvolvimento sustentável. No tópico 3, será realizada uma conceituação da norma AA 1000 especialmente nos seus aspectos principiológicos. No tópico 4, estabelecer-se-á a relação entre os expostos nos tópicos 2 e 3. Por fim, as conclusões no tópico 5, constando informações acerca do cumprimento dos objetivos deste artigo, bem como um breve resumo e recomendações para próximas pesquisas.



2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



A Revolução Industrial possibilitou uma expansão da capacidade humana de deslocamento e produção, permitindo uma maior interferência na natureza, segundo Oliveira (2008). O autor explica que esta aumentou consideravelmente a utilização de recursos naturais per capita e a degradação ambiental, que por sua vez, foi conseqüência de resíduos e efluentes do processo de produção, gerando uma visão na época, de que só haveria desenvolvimento em detrimento da qualidade ambiental.

Os primeiros movimentos contrários a esta lógica surgiram na segunda metade do século XIX, sendo denominados de movimentos conservacionistas. Entretanto, não conseguiram mudar a ação humana de forma mais veemente. (OLIVEIRA, 2008).



Segundo Oliveira (2008, p. 18), a partir da Segunda Guerra Mundial, houve uma reorganização das economias e parques industriais das grandes potências da época, o que culminou no alcance, por parte da população, de padrões materiais altos.



Entretanto, este aumento de padrão exigiu que fossem realizadas algumas mudanças, o que trouxe uma série de conseqüências ambientais, como explicado por Oliveira (2008, p. 18):



Para o crescimento do padrão material da população, foram necessárias várias transformações, como, por exemplo, aumentar o número e tamanho de fábricas e a quantidade de veículos, e até mesmo dar um salto de produção na agricultura com a revolução verde. [...] Teve como conseqüência a criação de vários problemas ambientais [...] Com a poluição do ar e da água e a com contaminação dos solos. No campo, espécies estavam sendo extintas com a expansão das propriedades agrícolas e a revolução verde, que levava ao uso intensivo de fertilizantes e pesticidas.



A partir de 1960, uma nova revolução ocorreu nos âmbitos social, tecnológico e ambiental, a qual foi chamada de Era Pós-Industrial, onde se percebeu uma menor dependência do setor industrial e maior do setor de serviços. (OLIVEIRA, 2008, p. 19). Este período, segundo Filho (2004, p. 39), ficou marcado pelo aparecimento de organizações não-governamentais de forma exponencial.



Os movimentos ambientalistas começaram a se organizar e espalharam-se, questionando os impactos desta sociedade moderna, cada vez menos dependente do setor industrial. (OLIVEIRA, 2008, p. 20). Este novo ambientalismo emerge, em meio a movimentos estudantis e hippies, com objetivos e demandas bem definidos, chamando a atenção para as conseqüências devastadoras que um desenvolvimento sem limites estava provocando, de modo politicamente consciente. (GONÇALVES, 2005).



Na década de 1970, segundo Filho (2004, p. 38), o movimento ambientalista proliferou com uma série de atores e processos globais, tais como: grupos e organizações que lutam pela proteção ambiental; agências governamentais encarregadas desta proteção; grupos de cientistas que pesquisam os temas ambientais; gestão de recursos e processos produtivos, em algumas empresas, voltada a eficiência energética, redução da poluição; e, demandadores de produtos caracterizados como “verdes” no mercado.



Segundo Goldstein (2007, p. 54), o conceito de desenvolvimento sustentável começou a se delinear nesta época, não só para resolver os problemas ambientais, mas também para garantir o prosseguimento do desenvolvimento tecnológico e econômico.



Conforme a autora, o germe da idéia surgiu na década de 1970, durante a Primeira Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade de Estocolmo, que deu origem ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Filho (2004, p. 39) afirma que “A conferência de Estocolmo-72 sobre o meio ambiente [...] evidenciou a preocupação do sistema político – governos e partidos – e da própria Igreja Católica, com a questão” ambiental.



Concomitantemente, nesta mesma época, havia um dilema sobre como combater os problemas ambientais. Segundo Oliveira (2008, p. 20):



As empresas diziam que os problemas ambientais eram conseqüências naturais da produção desde os primórdios da Revolução Industrial, ou seja, se você produz, vai ter poluição e problemas sociais. Assim, se a população quer altos padrões materiais terá, conseqüentemente, de suportar altos padrões de contaminação ambiental. O Estado não sabia como compatibilizar produção material e preservação da qualidade de vida. Ele dependia dos empregos e impostos gerados pelas fábricas. Boa parte da população civil era empregada nas fábricas e via na produção industrial uma forma de geração de emprego e renda.



Nesta fase, paralelamente, várias experiências práticas demonstraram que empresas e comunidade tinham conseguido melhorar a qualidade ambiental e ao mesmo tempo melhorar o desempenho econômico, ou seja, que os dois não eram incompatíveis como se pensava. (OLIVEIRA, 2008, p. 23).



Tais questionamentos e experimentos “levaram a ONU a criar uma comissão de especialistas para analisar mais de perto as causas e conseqüências dos problemas ambientais e suas soluções”. (OLIVEIRA, 2008, p. 23).



Os anos 80 são marcados pela Comissão Brundtland e pela proeminência dos partidos verdes que haviam surgido na década anterior. (FILHO, 2004, p. 39). O relatório, realizado pela Comissão, foi publicado em abril de 1987, intitulado “Nosso futuro comum”, sendo o primeiro a definir o conceito de desenvolvimento sustentável como: “o desenvolvimento sustentável é aquele que responde as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder as suas necessidades. (COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, apud GOLDSTEIN, 2007, p. 54).



Enquanto a comissão trabalhava e divulgava seus resultados, o mundo assistia a camada de ozônio sendo destruída pelos cloro-fluor-carbonos (CFCs), o aquecimento global aumentando e a fauna e flora sendo extinta.



Diante destes problemas generalizados e a necessidade de pôr em prática o desenvolvimento sustentável em âmbito global, a ONU organizou a conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. (OLIVEIRA, 2008, p. 24).



Os objetivos fundamentais da Conferência eram conseguir um equilíbrio justo entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras e firmar as bases para uma associação mundial entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como entre os governos e os setores da sociedade civil, enfocadas na compreensão das necessidades e os interesses comuns. (GONÇALVES, 2005).



Desde então, vários protocolos foram assinados, entre eles o Protocolo de Kyoto, pelo qual os signatários se comprometeram a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em pelo menos 5% até 2012. (GOLDSTEIN, 2007, p. 55).



Os anos 90 caracterizaram-se pela entrada do setor empresarial, o qual objetivava o aproveitamento de um emergente mercado verde, isto é, que impõe ou valoriza ao produtor o cuidado ambiental. (FILHO, 2004, p. 39).



Em 2002, houve a conferência chamada de “Cúpula Global, Rio+10”, na qual se chegou à conclusão de que a situação se agravou desde a última realizada no Rio de Janeiro. (OLIVEIRA, 2008, p. 25). Esta alertou para o problema da degradação dos recursos hídricos ao redor do globo e colocou a pobreza na agenda global de desenvolvimento sustentável, conforme Oliveira (2008, p. 24 e 25).



Atualmente, o desenvolvimento sustentável evoluiu em complexidade consideravelmente, no sentido de englobar mais os pilares econômico e social, além de outros fatores que vão além da preocupação ambiental, a qual foi bastante debatida desde o relatório de 1987, intitulado “Nosso futuro comum”.



Segundo Oliveira (2008, p. 23), o conceito de desenvolvimento sustentável embute a idéia de que o mesmo tem de ocorrer nas esferas ambiental, econômica e social, existindo também a dimensão política, que seria a transparência e participação.

Elkington (2001, p. 99) explica este conceito adicionando que, além dos pilares econômico, social e ambiental, os direitos humanos – inclusive o direito a um meio ambiente limpo e seguro – devem ser conservados para as gerações futuras.

Goldstein (2007, p. 55) segue a mesma linha ao afirmar:



Há um último aspecto, normalmente negligenciado, que merece destaque: o pólo social do tripé no qual está apoiado o conceito de desenvolvimento sustentável. Na verdade, para que nossa sociedade possa continuar existindo e para que o próprio capitalismo perdure, além do equilíbrio ecológico, é necessário perseguir uma maior justiça social. Se não houver, por exemplo, segurança pública, indivíduos qualificados e saudáveis, sistemas de representação política efetiva, consumidores com poder aquisitivo, eleitores com capacidade de exigir que as leis sejam cumpridas, tampouco haverá desenvolvimento duradouro e pleno.



Frankel (apud Neto; Froes, 2004, p. 182) concorda ao afirmar que a sustentabilidade era ser ecologicamente sustentável, o que mudou seu paradigma a partir da emergência da equidade social como questão central. O autor completa com relação à expansão conceitual de desenvolvimento sustentável: [...] “A sustentabilidade é um desafio sistêmico e deve ser tratada como tal”.



No que se refere ao papel das empresas nesta situação hodierna, Zarpelon (2006, p. 9) afirma:



A nova visão de adequação das organizações pressupõe que estas devem se preocupar também com o futuro das gerações, e assim conseqüentemente sejam reconhecidas como “Organizações Inteligentes” e eficazes. [...] É de responsabilidade das organizações contemporâneas participarem das mudanças de paradigmas ativamente ao invés de passivamente, deixando este legado e transferindo tecnologia paras as gerações futuras.



Diante da exigência dos consumidores com relação ao papel das organizações empresariais num contexto de desenvolvimento sustentável, surge a Responsabilidade Social Corporativa, que, por meio da norma AA 1000, pautam suas ações rumo à sustentabilidade utilizando esta ferramenta como aspecto importante na direção da justiça social, política, cultural, econômica e ambiental.



3. NORMA AA1000



A Accountability é compreendida dentro de uma realidade das sociedades democráticas modernas, sendo conceituada como a responsabilização permanente dos gestores públicos em relação aos atos praticados em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade. Essencialmente este conceito se torna um imperativo para que a sociedade possa caminhar rumo a uma maior sustentabilidade ambiental, social e econômica. Desta forma, a norma AA1000 foi desenhada neste sentido, mais especificamente para a operacionalização da Accountability em nível organizacional, no sentido de prover um norte para as organizações que desejarem assim se tornarem mais accountables.



A AA1000 AccountAbility Principles Standard, AA1000APS (2008), inclui três princípios: o princípio fundamental da Inclusão e os princípios da Relevância e da Responsabilidade. A despeito do princípio da abrangência não estar incluído nos Princípios da Accountability, continua a ser essencial para assegurar a sustentabilidade, dado que se refere ao grau de implementação destes três princípios. (SUSTENTARE, 2008).



A AA1000APS (2008) foi desenvolvida através de um processo alargado, envolvendo as partes interessadas, e que incluiu um inquérito eletrônico amplamente divulgado. Consultas presenciais em 20 países junto de um leque abrangente de partes interessadas foram realizados, e ainda, vários workshops com grupos específicos de partes interessadas. Todas as apreciações públicas assumiram a forma de uma redação colaborativa, totalmente transparente, através da utilização de software colaborativo (SUSTENTARE, 2008).



Concernente aos princípios da AA1000 da accountability, Sustentare (2008) explica que a prestação de contas consiste em reconhecer e assumir com responsabilidade e transparência os impactos das políticas, decisões, ações, produtos e desempenho a eles associados. Segundo o autor, este obriga uma organização a envolver as partes interessadas na identificação, compreensão e também na capacidade de resposta aos assuntos e preocupações em matéria de sustentabilidade. Inclui ainda a forma como uma organização define o seu modelo de governo, as respectivas estratégias e efetua a gestão do desempenho.



Dentro deste escopo, a premissa básica é de que uma organização atuará com vistas a estabelecer, avaliar e comunicar a prestação de contas, no sentido de: definir uma estratégia compreensiva, abrangente e equilibrada frente aos assuntos relevantes e às preocupações das partes interessadas; fixar objetivos e normas, onde a estratégia e o correspondente desempenho associado podem ser geridos e avaliados; e tornar público de forma credível informações em relação a estratégias, objetivos, normas e desempenho junto às partes interessadas. (SUSTENTARE, 2008).



O valor destes princípios AA1000 reside na sua ampla abrangência e na flexibilidade da sua aplicação. Tendo em conta que são princípios e não regras prescritivas, estes permitem à organização centrar-se naquilo que é relevante para a sua visão e desenvolver uma estrutura que permita identificar e agir de acordo com as oportunidades, bem como gerir riscos e conformidade não-financeiros. (SUSTENTARE, 2008).



Os Princípios AA1000 da Accountability destinam-se, antes de mais, a ser utilizados por organizações que adotaram uma abordagem responsável e estratégica à temática da sustentabilidade, portanto, por si só tornam-se um fomentador das práticas de Responsabilidade Social Corporativa. Para Sustentare (2008), os Princípios AA1000 da Accountability ajudarão as organizações a compreender, gerir e melhorar o seu desempenho sustentável.



O princípio base da inclusão explicita que uma organização deve ser inclusiva. A Inclusão é muito mais do que um processo de envolvimento das partes interessadas. É o compromisso de ser responsável para com aqueles em quem a organização causa algum impacto e ou que causam impacto na organização, permitindo que participem na identificação de problemas e contribuam para as soluções. Consiste na cooperação a todos os níveis, nomeadamente em matéria do modelo de governo, de forma a alcançar melhores resultados. (SUSTENTARE, 2008).

A Inclusão implica um processo de envolvimento e participação definido que gere um envolvimento abrangente e equilibrado e que dê origem a co-produção de estratégias, planos, ações e resultados que dêem resposta aos problemas e impactos de uma forma responsável. (SUSTENTARE, 2008).

Para se aderir ao princípio da inclusão, é preciso que a organização preencha alguns requisitos, a saber: assumir responsabilidade perante aqueles em quem a organização cause impacto ou que causam impacto na organização; o processo de participação das partes interessadas deve ser aplicado em toda a organização, integrado, continuo, e não ocasional; o processo de participação das partes interessadas deve desenvolver estratégias, planos e modos consistentes e equilibrados, além de promover a compreensão, aprendizagem e melhoria da organização; e o envolvimento das partes interessadas consiste em desenvolver e alcançar uma resposta estratégica e responsável à sustentabilidade. (SUSTENTARE, 2008).

O princípio da relevância, por sua vez, segundo Sustentare (2008), consiste em determinar o relevo material e a significância de um assunto para uma organização e suas respectivas partes interessadas. O assunto materialmente relevante é aquele que influencia as decisões, as ações e o desempenho de uma organização e suas respectivas partes interessadas.

Para tomar boas decisões e agir corretamente, uma organização e as suas partes interessadas têm a necessidade de saber quais os assuntos relevantes para o desempenho sustentável da organização. Para tanto, se faz necessária a análise de informações, levando em consideração os elementos que estimulam a sustentabilidade e, também, as necessidades, preocupações e expectativas da organização e respectivas partes interessadas. Tal processo encontra-se alinhado com a tomada de decisões e de desenvolvimento de estratégias da organização. (SUSTENTARE, 2008).

Para se aderir ao princípio da relevância, é preciso que a organização preencha alguns requisitos, a saber: é aplicado em toda a organização, sendo integrado, continuo, e não ocasional; organização tem acesso a recursos e competências para aplicação deste princípio; leva em consideração as necessidades e preocupações das partes interessadas, as normas da sociedade, as considerações financeiras, as normas definidas pelos pares e o desempenho baseado em políticas, e compreende o respectivo contexto em matéria de sustentabilidade; avalia a relevância dos inerentes à sustentabilidade com base em critérios credíveis; e o processo de determinação da relevância resulta na compreensão e definição de prioridades dos seus problemas em matéria de sustentabilidade, pautada pela abrangência e equilíbrio. (SUSTENTARE, 2008).

O princípio da responsabilidade consiste na capacidade de resposta de uma organização às preocupações das partes interessadas que influenciam o seu desempenho sustentável e é concretizada através de decisões, ações e desempenho, bem como através da comunicação com as partes interessadas. (SUSTENTARE, 2008).

A Responsabilidade é a forma como uma organização demonstra que dá resposta às partes interessadas e lhes presta contas. O que pode implicar: definir políticas, objetivos e metas, o modelo de governo, sistemas e processos de gestão, planos de ação, envolvimento das partes interessadas, medição e monitorização do desempenho ou do assurance. As respostas de uma organização podem não ir ao encontro dos pontos de vista das partes interessadas. As partes interessadas participam no desenvolvimento das respostas. (SUSTENTARE, 2008).

Para se aderir ao princípio da responsabilidade, é preciso que a organização preencha alguns requisitos, a saber: é aplicado em toda a organização, sendo integrado, continuo, e não ocasional; considera a relação entre a maturidade de um assunto e a adequação da resposta; responde de forma a ir ao encontro das necessidades, inquietações e expectativas das partes interessadas; o processo de comunicação reflete as necessidades, expectativas das partes interessadas, sendo abrangente, equilibrado, identificador de insuficiências e previne declarações incorretas, além de ser acessível; O processo comunicacional resulta numa comunicação abrangente e equilibrada com as partes interessadas, e que é consistente com a natureza e nível de adesão da organização aos Princípios AA1000 da Accountability. (SUSTENTARE, 2008).

A AA1000AS se baseia na AA1000 AccountAbility Principles Standard (2008), sendo internacionalmente aceita, livremente disponível, e estabelece os requisitos garantidores para a realização das ações sustentáveis. (AccountAbility, 2008).

A AA1000AS oferece conclusões sobre a natureza e a extensão da adesão aos Princípios AccountAbility AA1000, e onde aplicar. Além disso, delibera conclusões sobre a qualidade das informações divulgadas publicamente e sobre a performance sustentável. Esta norma destina-se principalmente ao uso por profissionais que focam na garantia da sustentabilidade em seus meios de atuação, além de prestadores de serviços. A AA1000AS poderá ser igualmente útil para formuladores de relatórios na tentativa de assegurar conformidade com esta norma. (AccountAbility, 2008).

A AA1000 Stakeholder Engagement Standard (AA1000SES) é comumente aplicável para a melhoria da qualidade do processo, na implementação, avaliação, comunicação e protestos das partes interessadas. (AccountAbility, 2005).

Dentro deste escopo, Aversa (2006) corrobora a idéia ao afirmar que o processo da AA 1000 é realizado em um ciclo de cinco atividades: planejar (planning), contabilizar (accounting), auditar e relatar (auditing and reporting), integrar (embedding) e engajar as partes interessadas (stakeholder dialogue).

Com relação ao planejamento, estão definidos na AA 1000 como principais atividades, o estabelecimento do compromisso dos procedimentos de governança necessário para incorporar a norma no modelo de gestão da empresa, identificar e caracterizar seu relacionamento com as partes interessadas e definir ou revisar os valores organizacionais de acordo com essa nova postura estratégica. Na atividade de contabilidade, estão relacionados os processos de identificação de temas críticos, de sua atividade, incluindo a responsabilidade social, para na seqüência a determinação do escopo do processo, como por exemplo quanto à localização geográfica, o prazo para o primeiro ciclo, método de auditoria, entre outros. Nessa etapa também é realizada a definição dos indicadores, bem com o levantamento de informações sobre esse desempenho. Finalizando essa atividade, a empresa passa para a avaliação e análise, tendo como meta o desenvolvimento de planos de melhoria. Todas essas ações são realizadas tendo como base o engajamento de partes interessadas, Em sua quarta atividade, na auditoria e relato, a empresa prepara a comunicação para todas as partes interessadas em seu desempenho, conforme definido em seu planejamento. Este processo deve ser auditado por organização externa. Durante a integração, como última atividade do processo, a organização deve estabelecer sistemas para apoiar o processo e o alcance contínuo de seus objetivos e metas. (AVERSA, 2006).

Segundo AccountAbility (2008), a norma prevê alguns parâmetros de classificação no sentido de estabelecer o grau de comprometimento com a AA1000AS, conforme a tabela abaixo:

Tabela 1 – Características da aderência.

Fonte: Adaptado de AccountAbility (2008).

4. ANÁLISE DA AA 1000 FACE AOS DITAMES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Algumas conclusões podem ser tiradas a partir dos tópicos anteriores presentes neste artigo. Primeiramente, no século XX o mundo assistiu a uma série de mudanças de paradigma, emergindo a preocupação com os pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental). Neste contexto, a norma AA 1000 se insere, como uma norteadora das ações empresariais no rumo sustentável, além de outras não mencionadas neste artigo como, por exemplo, a ISO 26000 (futura norma da Responsabilidade Social Corporativa).

O Protocolo de Kyoto, pelo qual os signatários se comprometeram a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em pelo menos 5% até 2012 foi um marco para o cuidado ambiental, assim como tantos outros que concernem à realidade governamental, empresarial e da sociedade civil.

Assim como explicitado por Sustentare (2008), a prestação de contas consiste em reconhecer e assumir com responsabilidade e transparência os impactos das políticas, decisões, ações, produtos e desempenho a eles associados. Segundo o autor, este obriga uma organização a envolver as partes interessadas na identificação, compreensão e também na capacidade de resposta aos assuntos e preocupações em matéria de sustentabilidade. Inclui ainda a forma como uma organização define o seu modelo de governo, as respectivas estratégias e efetua a gestão do desempenho. Sobre este prisma, pode-se relacionar o exposto por Oliveira (2008, p. 23), quando afirma que o desenvolvimento sustentável embute a idéia também da dimensão política, que seria a transparência e participação. Disto se deduz que uma empresa ao cumprir as exigências da norma AA 1000, também estará seguindo os ditames do desenvolvimento sustentável.

Os Princípios AA1000 da Accountability ajudam as organizações a compreender, gerir e melhorar o seu desempenho sustentável. Esta é uma norma de Responsabilidade Social Corporativa. Quando uma empresa assume tarefas socialmente responsáveis, por meio da AA 1000, ela também estará contribuindo para o desenvolvimento sustentável, haja vista que a responsabilidade social empresarial está inserida no contexto da sustentabilidade, porém, voltada as empresas.

Com relação ao princípio base da inclusão, SUSTENTARE (2008) expõe:

O princípio base da inclusão explicita que uma organização deve ser inclusiva. A Inclusão é muito mais do que um processo de envolvimento das partes interessadas. É o compromisso de ser responsável para com aqueles em quem a organização causa algum impacto e ou que causam impacto na organização, permitindo que participem na identificação de problemas e contribuam para as soluções. Consiste na cooperação a todos os níveis, nomeadamente em matéria do modelo de governo, de forma a alcançar melhores resultados.

O desenvolvimento sustentável busca meios de garantir uma sociedade mais justa socialmente, incitando a participação. Ao considerar o dito por Sustentare (2008), é possível estabelecer uma relação da sustentabilidade com a norma AA 1000. Quando uma empresa tem como compromisso assumir a responsabilidade para com aqueles em quem a mesma cause algum impacto ou cause impacto sobre si mesma, através da participação na identificação de problemas que contribuam para soluções, significa dizer que a organização está buscando meios de tornar a sociedade mais justa, por meio da adesão a norma AA 1000.

Para tomar boas decisões e agir corretamente, uma organização e as suas partes interessadas têm a necessidade de saber quais os assuntos relevantes para o desempenho sustentável da organização. Para tanto, se faz necessária a análise de informações, levando em consideração os elementos que estimulam a sustentabilidade e, também, as necessidades, preocupações e expectativas da organização e respectivas partes interessadas. Tal processo encontra-se alinhado com a tomada de decisões e de desenvolvimento de estratégias da organização. (SUSTENTARE, 2008). Isto está relacionado ao princípio da relevância. O paralelo deste princípio se aplica da mesma forma com o desenvolvimento sustentável, pois o mesmo trata do desempenho sustentável da organização.

O princípio da responsabilidade consiste na capacidade de resposta de uma organização às preocupações das partes interessadas que influenciam o seu desempenho sustentável e é concretizada através de decisões, ações e desempenho, bem como através da comunicação com as partes interessadas. (SUSTENTARE, 2008). Quando uma determinada empresa se preocupa com os impactos ambientais que tem causado numa determinada comunidade, por exemplo, procurando maneiras de minimizar as conseqüências nocivas para aquele ambiente, esta organização está sendo sustentável. Considerando que a comunidade em questão é uma das partes interessadas, tal exemplificação sugere uma correspondência entre os ditames do desenvolvimento sustentável aliada ao cumprimento da norma AA 1000.


5. CONCLUSÃO
Este artigo, inicialmente, explicitou a importância do desenvolvimento sustentável e da aderência da AA 1000 por parte das empresas, no mundo contemporâneo. Transcorrida esta etapa, ocorreu à conceituação do desenvolvimento sustentável e da AA 1000. Por fim, estabeleceu-se a relação entre os dois conceitos.


A investigação no sentido de conceituar o desenvolvimento sustentável e a norma AA 1000 contribuiu para prover ao pesquisador conhecimento teórico para estabelecer as relações necessárias ao longo do artigo.

Juntamente com esta investigação realizada, o de elencar aspectos da norma AA1000 que estejam em conformidade com os princípios do Desenvolvimento Sustentável, auxiliou o pesquisador na tarefa do alcance do objetivo do artigo.

O objetivo geral deste artigo foi verificar se a norma AA1000 está de acordo com os ditames do Desenvolvimento Sustentável. Sendo tal norma concernente a realidade empresarial, e considerando o exposto no tópico anterior, principalmente a correlação entre a sustentabilidade e os princípios da AA 1000, e a investigação explicitada, aquelas organizações que aderirem a AA 1000 contribuirão para um cenário de sustentabilidade.

Como recomendação para as próximas pesquisas sugere-se realizar um estudo de caso em uma determinada empresa que adote a norma AA 1000, no sentido de verificar se o exemplo real está de acordo com os ditames do desenvolvimento sustentável em algum de seus aspectos de modo eficaz.



REFERÊNCIAS

ELKINGTON, John. A teoria dos três pilares. Tradução de Patrícia Martins Ramalho. São Paulo: MARKRON Books, 2001.

FILHO, Gilberto Montibeller. O mito do desenvolvimento sustentável: meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2004.

GOLDSTEIN, Ilana. Responsabilidade social: das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Ática, 2007.

GONÇALVES, Daniel Bertoli. Desenvolvimento sustentável: o desafio da presente geração. Disponível em: . Acesso em: 18 de abril. 2008.

Neto, Francisco P. de Melo; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Empresas na Sociedade: Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

SUSTENTARE, Consultoria em sustentabilidade L.D.A. AA1000 Accountability Principles Standard 2008. Disponível em: http://www.accountability21.net/uploadedFiles/publications/AA1000APS-2008-PT.pdf
Acesso em: 5 de maio. 2009.

AccountAbility. AA1000 Assurance Standard 2008. Disponível em: < http://www.accountability21.net/uploadedFiles/publications/AA1000AS%202008.pdf

 Acesso em: 5 de maio. 2009.

AccountAbility. Stakeholder Engagement Standard 2005. Disponível em: < http://www.accountability21.net/uploadedFiles/publications/SES%20Exposure%20Draft%20-%20FullPDF.pdf>
 Acesso em: 5 de maio. 2009.

AVERSA, Marcelo Bertini. O processo de Accountability como estratégia de negócio: o caso Souza Cruz e a implantação da norma AA 1000. Florianópolis. 2006

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