Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Intervenção do Governo na Vale

O Fórum de Líderes Empresariais é o maior, mais diversificado e mais democrático organismo de representação empresarial brasileira.

Ao longo de 33 anos, promoveu a eleição, pelo voto direto de seus pares, de mais de 1.200 Líderes Empresariais.

E começou, em 1977, produzindo o famoso ?Documento dos Oito? onde, em plena ditadura, oito dos maiores empresários pediam o fim do regime de exceção, a volta à democracia e o retorno do primado da iniciativa privada, então seriamente ameaçado por um canhestro capitalismo de Estado.

Produziu outros documentos de impactos e hoje, quando se vê claramente os tentáculos do Estado tentando avançar sobre a iniciativa privada, ignorando leis, contratos e estatutos, o Fórum volta a se manifestar, fiel aos seus princípios básicos.

A seguir, os principais trechos do documento ?EPISÓDIO VALE: O QUE QUEREMOS, PARA ONDE VAMOS E COM QUEM??

Ao longo de várias décadas e em ritmo crescente, vemos os Governos, nos seus três níveis, com ênfase no Governo Federal, tomar posições cada vez mais prepotentes e mais distantes da democracia que conquistamos depois de muitas lutas, ferindo princípios básicos presentes na nossa Constituição Federal.
A VALE, nos últimos dez anos, tem sido dirigida por um líder brasileiro que merece nosso respeito pelo que conseguiu na defesa da sua empresa e do País, demonstrando competência e patriotismo. Em resumo, Roger Agnelli mais que decuplicou o faturamento da VALE, além de aumentar em vinte vezes o seu valor patrimonial e quintuplicar seu lucro, aumentando significativamente a presença brasileira no mundo.
(...)
É grave constatarmos a séria interferência direta do Governo Federal, junto aos acionistas controladores da VALE e por razões que não foram tornadas públicas, colocando um não explicado pedido para a destituição do atual Presidente. O Fórum de Líderes, baseado nas suas premissas básicas, não deixa de manifestar sua surpresa e seu constrangimento (...) não encontrando explicações razoáveis para uma decisão governamental estranha sob qualquer ângulo em qualquer outro país democrático do mundo.

Essa não nos parece simplesmente uma questão para o grande empresário e empreendedor Roger Agnelli. Afeta a nós e a todos os cidadãos brasileiros.

A VALE, como empresa privatizada, não pode sofrer solavancos dessa natureza. A seriedade do comércio internacional (...)não pode conviver com dúvidas na troca de comando de uma empresa como a VALE.

O Brasil, como crescente participante do comércio mundial, não pode criar questões ou surpresas de comportamento empresarial. (...)Sem dúvida, entendemos que se trata de uma questão de maturidade democrática. Uma questão de estarmos ou não preparados para sermos protagonistas internacionais. Uma organização como o Fórum de Líderes Empresariais (...) não pode deixar de colocar seu posicionamento e convocar todos, inclusive o próprio Governo Federal, para meditar sobre essa interferência indevida e inoportuna. (...) Algo do tipo proposto pelo Governo Federal, simplesmente exigindo a demissão de um bem-sucedido líder empresarial, não está dentro das estruturas produtivas do mundo deste novo século XXI e merece reparos das lideranças empresariais do País.

Desta forma, ao nos solidarizarmos com o Presidente da VALE, Roger Agnelli, chamamos todos aqueles que se dedicam a gerar riquezas no Brasil para, em conjunto e em parceria com as autoridades, criarmos um novo Brasil, próspero e produtivo, rico e gerando riquezas para todos, dentro de equilíbrios e de comportamentos que não afrontem pessoas, organizações, associações e outras. Cada cidadão, cada empresa, cada grupo formador de opinião, não pode, de um momento para outro, ser levado, por pressões não explicadas, a atitudes que não sejam direta e rapidamente compreendidas no mundo global no qual vivemos.

Fórum de Líderes Empresariais
lideres@lideres.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento