Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

ICMBio lança o Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção

Publicado em abril 13, 2011 por HC
O Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção é uma obra que contém mais de 1300 registros sobre 314 espécies de animais em estado de risco no Brasil. O levantamento foi feito para avaliar a eficiência do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na proteção de espécies que ocorrem em 194 unidades de conservação (UCs) federais do País.

Produzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o atlas foi lançado nesta segunda-feira (11/4), na sede da instituição, em Brasília, com a presença do secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, e do presidente do ICMBio, Rômulo Mello.

Segundo Gaetani, desenvolvimento ambiental e conservação são desafios contemporâneos, e estas informações terão grande valia para todos os envolvidos nestas causas. “Quando os atores envolvidos no processo de conservação e a sociedade brasileira saem em defesa de sua biodiversidade, então percebemos que a proteção dessas numerosas espécies se torna uma prática de todos”, comentou o secretário.

O presidente do ICMBio disse que a instituição tem o objetivo de se tornar um centro de referência em pesquisas no Brasil, e que ao divulgar as informações para toda a sociedade, o ICMBio pretende atrair a comunidade acadêmica para auxiliar na proteção da fauna ameaçada.

“Este documento permitirá um avanço de forma qualificada no processo de conservação. Permite ainda à sociedade brasileira saber aonde estão as UCs e quais espécies estão vivendo nestes locais. Os dados contribuem ainda para a criação de UCs e para o reforço e implementação de pesquisas nestas áreas protegias”, afirmou Rômulo Mello.

Mapeamento – A obra aponta dados importantes para o mapeamento e a situação atual de inúmeras populações de animais em risco de extinção. Das 310 UCs federais, 198 já possuem registro de espécies ameaçadas. No bioma Pampa, por exemplo, mais de 60 destas já estão vivendo em áreas protegidas. Na Caatinga, das 43 espécies em extinção identificadas, 41 vivem em UCs. As aves e os mamíferos foram os mais elencados no livro.

A publicação está disponível no portal do ICMBio, no formato PDF, e será distribuída para todos os centros de pesquisas e UCs. Os interessados podem contactar a Coordenação Geral de Espécies Ameaçadas do instituto.

Revista e site – Foram lançados ainda, durante o evento, a revista eletrônica Bio Brasil, sobre biodiversidade brasileira, e o novo portal na internet do ICMBio (http://www.icmbio.gov.br/). A revista Bio Brasil é voltada para a divulgação de informações técnico-científicas relativas ao conhecimento, manejo e conservação das espécies ameaçadas de extinção e das áreas protegidas federais.

Acessando o novo site, o usuário poderá ter acesso a fotos e informações das 310 unidades de conservação federais existentes em todo o País.

Por Carine Corrêa, do MMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento