Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

4ª Edição da Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat América Latina 2009

por Catharina Vale - GTZ

Agricultura familiar e volume de negócios – A agricultura familiar é responsável por cerca de 10%do PIB nacional e por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Em relação à agricultura orgânica, ela corresponde a 80% dos mais de 20 mil produtores orgânicos brasileiros e apresenta grande potencial para crescer de forma sustentável. A Sala Caatinga Cerrado contribui ativamente para que as famílias produtoras continuem se profissionalizando e se desenvolvendo.

Em 2008 o investimento realizado para a participação na feira foi compensado. Seis meses após a feira, os agricultores já haviam concretizado um volume de negócio 5 vezes maior que o investido.

Uma comprovação de que a participação profissional na ExpoSustentat América Latina rende bons negócios para todos. Somando os negócios que foram iniciados pelos 26 empreendimentos que participaram da ExpoSustentat de 2008, até junho de 2009 foi efetivamente comercializado cerca de R$ 1.721.000,00.

Empresa e negócios de destaque – O Setor Empresarial também está atento para as oportunidades de parceria com as famílias agricultoras. O Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade do Governo Federal promove o envolvimento das empresas. Na primeira fase do
Plano Nacional a cadeia do Babaçu tem destaque e foi priorizada juntamente com a Castanha do Brasil. Juntas, essas cadeias de importância socioeconômica geram em torno de R$ 160 milhões de negócios ao ano e envolvem cerca de 500 mil famílias. O Babaçu é vastamente encontrado no Maranhão, Piauí, Tocantins e no Ceará.

Fatos e Dados
Biomas Caatinga Cerrado

• Os biomas cobrem 35% do território nacional
• São dois dos biomas mais ricos do mundo em termos de biodiversidade
• Guarda rios e nascentes importantes, com destaque para: bacia do Parnaíba, bacia do SãoFrancisco,
• Abriga 40% da agricultura familiar nacional
• Grande diversidade sociocultural e produtiva

Sobre a Iniciativa Caatinga Cerrado:
· Rede de articulação permanente e em constante crescimento composta por: 20 redes, 200 empreendimentos e 20 mil famílias

· Atuação: 14 estados brasileiros

· Parceria com o Governo Federal, Cooperação Alemã e organizações não-governamentais
· Exemplo de produtos: castanha de cajú e de caru; licuri, pequi e derivados; mel de abelhas(apis e nativas) e café; frutas in natura; doces e geléias de frutas nativas,madeira reaproveitadas, palha de bananeira e em couro; biojoias; e tecelagem.

· Apoio: Governo Federal – Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Integração Nacional (MIN) e do Meio Ambiente (MMA); Codevasf; ISPN; Agendah; Agências da Cooperação Alemã: DED e GTZ e Fundação Konrad Adenauer no Brasil.Histórico da Sala Caatinga Cerrado.

Mais informações: http://www.caatingacerrado.com.br/
Sala Caatinga Cerrado: http://www.biofach-americalatina.com.br/09-portinfo.htm

Extraído de pressrelease de Sala Caatinga Cerrado 2009.

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