Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Aquacultura: Fazendas de Peixes

por Laercio Bruno Filho

Hoje o Planeta possui por volta de 7 bilhões de pessoas, em 2015 serão muito mais de 10 bilhões . Alguns estudos apontam para um ponto de inflexão quando se avalia a disponibilidade de água e alimentos para as próximas décadas, especialmente em países da Africa e Asia. Estudos já apontam que em 2015 faltará água tratada para alguns bilhões de habitantes destas regiões. A falta de alimentos segue a mesma tendencia.

Nas ultimas decadas surgiram novas tecnologias para produção de alimentos já prevendo este cenario de grande escassez e visando mitigar os impactos dele decorrentes .
A Aquacultura é uma destas tecnologias.

Abaixo apresentamos um sumario composto pelos principais pontos identificados pelo recente relatório sobre a Produção Industrial de Peixes, de autoria da cientista de Rosamond L. Naylor,professora de ciência ambiental & sistema da Terra da Universidade de Stanford e diretora do Programa de Stanford sobre a Segurança Alimentar e Meio Ambiente.


1- Aquacultura, significa criação de peixes em fazendas aquáticas. Hoje esta industria responde por 50% do pescado consumido no mundo, segundo um novo relatório por uma equipe internacional de pesquisadores.

2- A indústria de peixe em fazendas é mais eficiente do que nunca, mas pressiona a vida marinha no sentido de que captura e utiliza peixes, como a sardinha, para fabricar a ração de engorda para peixes criados em cativeiro.

3- Entre 1995 e 2007, a produção global de peixes cultivados quase triplicou em volume, em parte devido à crescente procura dos consumidores por ômega-3,os ácidos gordos. Os peixes gordos, como o salmão, são importante fonte desses ômega-3, que são eficazes na redução do risco de doença cardiovascular, de acordo com o National Institutes of Health.

4-"A enorme expansão está sendo impulsionada pela demanda", disse a autora Rosamond L. Naylor,professora de ciência ambiental & sistema da Terra na Universidade de Stanford e diretora do Programa de Stanford sobre a Segurança Alimentar e Meio Ambiente. "Quanto mais a população se conscientiza sobre os benefícios do Omega-3, maior a pressão sobre os a pesca de peixes selvagens que servirão para ração.

5- Para maximizar o crescimento e melhorar o sabor,as fazendas produtoras utilizam grandes quantidades de farinha e óleo de peixe selvagem de menor valor,incluindo anchovas e sardinhas.

6- Em 2006, a produção da aquacultura foi de 51,7 milhões de toneladas, e cerca de 20 milhões de toneladas de peixes selvagens foram colhidas para a produção de farinha de peixe.

7- "Pode utilizar até 5 quilos de peixe selvagem para produzir 1 quilo de salmão, e nós comemos um monte de salmão", diz Naylor, da William Wrigley Senior Fellow na Universidade de Stanford.

8- Uma maneira de tornar o salmão de cativeiro ambientalmente mais sustentável é simplesmente reduzir a quantidade de óleo de peixe na sua dieta. Segundo o autor, uma redução de apenas 4% no óleo de peixe poderia reduzir significativamente a quantidade de peixes selvagens capturados.

9- As espécies vegetarianas, como a carpa chinesa e tilápia,podem ser criados com alimentos feitos a partir de plantas, em vez de peixes selvagens capturados. Por conta disso o criadouro de peixes vegetarianos têm sido considerado mais ambientalmente adequado.

10- No início dos anos 90, as fazendas de peixes vegetarianos começaram a adicionar pequenas quantidades de farinha de peixe na sua alimentação para aumentar os rendimentos. No entanto, entre 1995 e 2007, os agricultores reduziram a percentagem de farinha de peixe em dietas para carpa em 50% e em 70% nas dietas de tilápia.

11- Mesmo assim em 2007, fazendas de tilápia e carpa, juntas consumiram mais de 12 milhões de toneladas de farinha de peixe, mais do que 1,5 vezes a quantidade usada por fazendas de camarão e salmão combinado.


12- "Mesmo as pequenas quantidades de farinha usada para criar peixes vegetarianos somam muito quando em uma escala global". A Remoção de farinha de peixe na dieta de tilápia e da carpa traria um impacto muito positivo sobre o ambiente marinho, ela adicionou.

13- Na frente política, a Califórnia com a lei de Sustentabilidade para Oceanos e com a proposta de lei National Offshore Aquiculture,exige a redução do uso de farinhas e óleos de peixe na sua dieta.

14- "Não importa o quanto é feito do lado da procura, é essencial que haja regulamentação do lado da oferta também", diz Naylor. "Você não vai impedir o colapso da anchova, sardinha e outras espécies selvagens, a menos que esse tipo de pesca seja cuidadosamente regulamentada”.

O relatório foi publicado na edição de setembro; online; do Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento