Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Longevidade nas pessoas centenárias

A evolução da expectativa de vida que se verifica desde o princípio do século XX permitiu que as pessoas que chegam a ser centenárias cresçam a taxas muito significativas. Para confirmar este feito, um relatório recente do departamento britânico de Trabalho e Pensões nos indica a probabilidade de alcançarmos os 100 anos de idade.
                                     
     Vemos que um menino nascido hoje tem uma probabilidade de ser centenário oito vezes maior que oitenta anos atrás. As estimativas das autoridades britânicas predizem que em 2066 a população centenária no Reino Unido alcançará os 500.000 habitantes.
 
Estes números são ainda maiores se tomarmos como referência o estudo dirigido pelo professor Kaare Christensen, do Centro Danes de Pesquisa do Envelhecimento, publicado na revista The Lancet. No estudo, que analisa o que aconteceu no passado e quais foram as tendências, “observou-se um padrão extraordinário e constante, que mostra que nos últimos 150 anos tem havido um aumento muito estável nas perspectivas de vida nos países ricos”. O estudo conclui que, “se projetarmos as tendências atuais para o futuro, podemos dizer que os bebês que nascem hoje viverão 100 anos numa proporção superior a 50% nos países desenvolvidos”.
 
Acesse o link da revista e va para a pag. nº 26 : http://www.fundacionmapfre.com.br/Portal/Fundacao/Arquivos/Download/Upload/821.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento