Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

A Reserva Serra do Tombador protege um dos únicos trechos intocados de Cerrado



A Reserva Serra do Tombador protege um dos únicos trechos intocados de Cerrado


A paisagem é de serra.Montanhas formam grandes chapadas. De vez em quando, a monotonia do relevo se quebra com os vales. Num deles está Cavalcante, cidade que já fez brilhar os olhos dos colonizadores em busca de ouro. Ao norte de Goiás ,quase divisa com o Tocantins, ela fica numa região rica em minério.O caminho trilhado pelos bandeirantes no passado,nos leva hoje, além, das minas de cavalcante, onde está um outro lado precioso do cerrado:a Reserva Natural Serra do Tombador, a noventa quilômetros da cidade.A área, comprada em 2007 pela Fundação o Boticário de Proteção à Natureza com apoio da ong ambientalista TNC, foi reconhecida em 2009 pelo governo federal como RPPN-Reserva Particular do Patrimônio Natural. São quase nove mil campos de futebol numa região ocupada antes por seis propriedades rurais. A trilha da cachoeira começa à sombra e o frescor das árvores da mata ciliar.Passa pelo cerrado rupestre, onde os arbustos nascem entre as pedras.E chega ao rio Consceição.De água cristalina e potável,ele nasce na reserva,corta toda a serra do tombador e ajuda a formar a bacia do Tocantins.A reserva natural Serra do Tombador está numa região que o próprio governo federal já definiu como de extrema prioridade para conservação.Só num primeiro diagnóstico feito aqui, a equipe de biólogos encontrou quatrocentas e trinta espécies de plantas rasteiras, arbustos e árvores e mais de trezentas espécies de animais.A maioria aves, mas tem também anfíbios, répteis e mamíferos de grande porte como o lobo-guará,a anta e a onça pintada.Assim fica fácil entender porque essa área foi transformada em RPPN e o tamanho da responsabilidade dela.

Entrevista com Marcelo Oliveira administrador da reserva :

"Espécies bioindicadores como onça pintada, a anta a lontra, que indica até a qualidade da água, você tem espécies de flora algumas ameaçadas, algumas espécies de aves também como o pato mergulhão."

Para proteger fauna e flora vai ser preciso resolver problemas dentro da área:conter a erosão e controlar a braquiária- capim exótico,que veio da áfrica e era usado nas pastagens das antigas fazendas.E no entorno, as piores pressões: garimpo e principalmente queimadas provocadas. Preparar um plano de manejo,transformar vizinhos em aliados e construir um corredor ecológico, de mais de vinte quilômetros para ligar a plantas e animais da reserva ao Parque Nacional da Chapada dos veadeiros.São estratégias para conservar a área que guarda um tesouro verde.

O mapa da mina é trilhado no lombo das mulas.Só assim se chega num dos pontos mais altos da reserva:umafloresta intacta, no fundo do vale.Uma formação vegetal única em todo o cerrado.

Maysa Guapiassu, analista de Projetos/Fundação O Boticário:

"A sensação que vem é que não existe argumento econômico que justifique você acabar com um patrimônio que é unico, não tem em outro lugar .Quem viu isso aqui não vai ver em outro lugar qualquer desse país"

Informações RPPN- Reserva Natural Serra do Tombador-Estado de Goiás.

site- Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
http://internet.boticario.com.br/portal/site/fundacao/

Autor:
Editora-Chefe:Vera Diegoli. Reportagem:Márcia Bongiovanni. Pauta:Paula Piccin. Imagens:Alexandre Bissoli. Operador de Áudio. Ailton. Edição de Texto: Mariene Pádua. Edição de Imagens: João Kralik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento