As principais características dos projetos-piloto em REDD em andamento no Estado do Pará são apresentados abaixo:
a) Projeto-piloto de REDD na Calha Norte. Projeto desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – IMAZON nos municípios de Santarém, Faro, Oriximiná, Alenquer e Óbidos, envolvendo Unidades de Conservação – UC, especificamente as Flotas do Parú, de Faro e de Trombetas, abrangendo uma área de conservação/preservação de 12,5 milhões de ha, sendo de Flota 7,4 milhões de ha. A pesquisa sobre o potencial de redução das emissões de CO2 ainda está em andamento.
b) Projeto-piloto de REDD em São Félix do Xingú. Desenvolvido pela The Nature Conservation – TNC com enfoque principalmente no município de São Félix do Xingú/PA, com abrangência a outros municípios adjacentes. O projeto será desenvolvido em Unidade de Conservação – UC, em Terras Indígenas – TI, e em grandes, médias e pequenas propriedades de terra privada, tendo como área de conservação/preservação de 8,4 milhões de ha e com potencial de redução das emissões de CO2 de 440 milhões de tCO2.
c) Projeto-piloto de REDD na Transamazônica. Projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia – IPAM na Rodovia Transamazônica, ao longo dos municípios de Pacajá, Anapú e Senador José Perfírio, envolvendo pequenos proprietários de terra privada em uma área de conservação/preservação de 31.745 ha e com potencial de redução das emissões de CO2 de 3.136.953,73 milhões de tCO2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário