Carta da Terra
"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)
Nike delineia estratégia global para a criação de empresa mais sustentável///Business Wire
BEAVERTON, Oregon--(BUSINESS WIRE)--A NIKE, Inc. (NYSE:NKE) liberou hoje seu relatório fiscal de responsabilidade corporativa entre 2007 e 2009, que delineia a próxima evolução da sua estratégia de responsabilidade corporativa de um modelo de administração de risco, filantropia e conformidade para uma estratégia de longo prazo centrada em inovação, colaboração, transparência e proteção, para preparar o desenvolvimento da empresa numa economia sustentável.
“A conexão entre sustentabilidade e a Nike como empresa em crescimento nunca foi mais evidente”
O foco ampliado da empresa em inovação e negócio sustentável (SB&I) será integrado com mais continuidade em todas as estratégias de negócios da Nike, criando uma abordagem mais sustentável voltada para oferecer melhores retornos para os negócios, as comunidades, os trabalhadores das fábricas, os consumidores e o planeta.
O relatório detalha ainda o progresso das metas de cinco anos de responsabilidade corporativa da Nike e oferece uma análise abrangente das suas iniciativas de responsabilidade corporativa dos três anos anteriores.
“A sustentabilidade é fundamental para a inovação e o crescimento da Nike”, disse Mark Parker, presidente e diretor-executivo da Nike, Inc. “Tornar nossa empresa mais sustentável beneficiará nossos consumidores que esperam ter produtos e experiências com baixo impacto ambiental, contratar trabalhadores nas fábricas que usufruam de uma manufatura mais sustentável e nossos funcionários e acionistas, que serão recompensados por uma empresa que está preparada para o futuro.”
Reconhecendo os impactos da redução dos recursos naturais e a necessidade de implantar uma redução nas emissões de carbono, a Nike utiliza também o relatório para compartilhar sua visão de atingir um modelo de negócios fechado onde a meta é atingir um nível zero de resíduos na cadeia de suprimentos e ter produtos e materiais que possam ser continuamente reutilizados – sem resíduos de consumo anteriores ou posteriores. Essa visão destina-se a conduzir os processos e modelos de negócios inovadores e sustentáveis.
“A conexão entre sustentabilidade e a Nike como empresa em crescimento nunca foi mais evidente”, disse Hannah Jones, vice-presidente de SB&I. “Há impactos potenciais sérios, mudanças econômicas e ambientais nas forças de trabalho, esportes para a juventude, cadeias de suprimentos e produtos. Isso dá à Nike a oportunidade de usar seu poder de inovação e seu compromisso com a transparência e a colaboração para enfrentar essas questões complexas.”
O relatório anuncia o progresso das metas de cinco anos da Nike estabelecidas em 2007. A empresa progrediu muito em várias áreas, como a implementação de treinamento sobre gestão de recursos humanos e Lean em fábricas contratadas, e a redução de resíduos e tóxicos, o aumento do uso de materiais ecologicamente preferidos nos produtos de desempenho de design considerado.
O relatório mostra também onde o progresso de outras metas continua mais desafiador, como a gestão de horas-extras nas fábricas contratadas. A Nike revisou e esclareceu metas em algumas instâncias, em razão de um melhor entendimento das complexidades das questões ou de uma mudança na estratégia.
O relatório de responsabilidade corporativa delineia algumas iniciativas importantes para a empresa, que incluem:
1. Design considerado
O design considerado combina os princípios da sustentabilidade de produtos de desempenho inovador para atletas, reduzindo ou eliminando elementos tóxicos e resíduos e aumentando o uso de materiais ecologicamente preferidos.
2. GreenXchange (GX)
GX é um mercado baseado na internet, planejado para compartilhar propriedade intelectual que possa levar a inovações e novos modelos de negócios sustentáveis. É um sistema de captura, compartilhamento e licenças de patentes que, quando usado por outra pessoa, pode resultar em inovação ilimitada para ajudar a desmanchar os obstáculos atuais para as questões de sustentabilidade. Ao tornar a propriedade intelectual visível e utilizável, o propósito é acelerar o desenvolvimento da inovação verde.
3. Gestão de recursos humanos (HRM) e Lean
A Nike vem trabalhando com fábricas contratadas para treiná-las na implementação de processos de fabricação Lean e de gestão de recursos humanos especializados. Os princípios Lean colocam a tomada de decisões mais próxima do trabalhador através da criação de habilidades, trabalho em grupo e entendimento de qualidade em vez de quantidade. A gestão de recursos humanos cria capacidade administrativa da fábrica e ajuda a valorizar a força de trabalho capacitada. Apesar de esse ser apenas um aspecto do trabalho da Nike com as fábricas, é um pilar importante da estratégia da Nike para construir uma cadeia de suprimentos mais enxuta, verde, forte e eqüitativa.
4. Esporte para uma mudança social
A Nike ampliou sua estratégia de usar o esporte como poderoso instrumento de mudança social. O esporte é pouco valorizado na sua capacidade de criar redes de empreendedores sociais e inovadores comunitários, e por sua habilidade em conduzir mudanças culturais, econômicas e sociais. Um exemplo poderoso de um programa de parceria da Nike é o Grassroot Soccer, na África. É um programa comunitário diretamente voltado para uma necessidade social premente, através da conscientização e educação sobre HIV/AIDS, para permitir aos jovens tomar decisões informadas, usando o esporte como catalisador de envolvimento e comunicação para jovens.
5. Estratégia para energia e mudança climática
Em 2009, a Nike estimulou a formação de uma nova coalizão de empresas de consumo chamada Empresas por uma política inovadora de clima e energia - Business for Innovative Climate and Energy Policy (BICEP) -, que defende uma legislação forte de clima e energia para os EUA, com o propósito de criar um campo de participação equilibrado através de custo referente a carbono e liberação de inovações, que é essencial para a criação de soluções de tecnologia e infraestrutura. A Nike pretende estar à frente de regulamentações obrigatórias, aumentos do preço de energia e volatilidade e pressão de consumo.
Além disso, a Nike lançou, em 2008, o programa de eficiência energética em calçados, com cinco fabricantes contratados. O compromisso da Nike para colaboração nesse projeto mostrou resultados iniciais excelentes. A pegada absoluta de CO2 das fábricas ficou abaixo de 6%, apesar de um aumento de 9% na produção.
O relatório sobre responsabilidade corporativa da Nike, disponível on-line, em nikeresponsibility.com, oferece maiores detalhes sobre o progresso das metas e uma análise abrangente das iniciativas da empresa para os anos fiscais de 2007, 2008 e 2009.
Sobre a NIKE, Inc.
A NIKE, Inc., com sede perto de Beaverton, Oregon, é empresa líder mundial em design, comercialização e distribuição de calçados, vestuário, equipamento e acessórios de atletismo autênticos para uma ampla variedade de esportes e ginástica. Entre as subsidiárias integrais da Nike estão: Cole Haan, que desenha, comercializa e distribui sapatos, bolsas, acessórios e casacos de luxo; Converse Inc., que desenha, comercializa e distribui calçados, vestuário e acessórios de atletismo; Hurley International LLC, que desenha, comercializa e distribui calçados para esportes de ação e calçados, vestuário e acessórios para a juventude e Umbro Ltd., principal marca de futebol global, com sede no Reino Unido. Para outras informações, acesse www.nikebiz.com.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Contacts Nike
Media Line, 212-367-4447
Permalink: http://www.businesswire.com/news/home/20100122006006/pt/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário