Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática

Lula discursando na COP 15. Hoje 17/dez.

3 comentários:

  1. Antes de ouvir o discurso do Presidente Lula deduzi que iria novamente abordar o desmatamento da Amazônia, como meta prioritária para resolver as mudanças climáticas do Brasil. Confirmou e citou vagamente as outras fontes emissoras, que equivalem, no nosso entender, mais o qto estipula o INPE. Não comentou sobre as tragédias do clima que estão acontecendo no Sul do país, principalmente em SC, como o furacão Catarina, por exemplo. A preservação do protocolo de Kioto já não é a solução mais adequada conter o aquecimento global, pois é paliativa e mercantil. Mas mesmo assim gostei do teor do discurso e das posições adotadas pelo Presidente lá na COP.

    ResponderExcluir
  2. Nao temos duvida que o Presidente Lula fez um bom discurso MAS nao podemos deixar cair no ridiculo da palavra boca para fora. Precisamos de acoes claras e contundentes. Cessar o desmatamento e imprescindivel. Aproveitemos o momento da COP 15, para inicir um movimento PELA INTEGRAL PRESERVACAO DAS FLORESTAS.

    Ha, ainda a questao da responsabilidade das industrias, assunto que ninguem tocou. As automobilisticas continuarao produzindo veiculos movidos a consbustiveis de origem fossil?

    Celia Marcondes - SP.
    (from Copenhagen)

    ResponderExcluir
  3. É, o discurso lá na COP é um, enquanto que aqui é outro, pois antes de viajar pra Copenhagen o Presidente liberou 1 Bilhão ao Eike da MPX para construção de uma térmica a carvão no Maranhão e assinou com a Dilma e o Tolmasquin alguns procedimentos para facilitar a instalação de mais térmicas em SC e no RS, ou seja, estão andando na contramão da história...

    ResponderExcluir


Informação & Conhecimento