Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

BMF BOVESPA realiza 1º leilão de créditos de carbono voltado ao mercado voluntário

Leilão ofertará 240.000 créditos de carbono administrados pela Carbono Social Serviços Ambientais


São Paulo, 14 de dezembro - A BMF BOVESPA S.A. realizará em 22 de dezembro o primeiro leilão de créditos de carbono voltado ao mercado voluntário. Serão leiloados 240.000 toneladas de créditos de carbono do Voluntary Carbon Standard (VCS) associado ao Social Carbon®, os dois principais standards do mercado internacional de balcão, que possuem 90% do mercado, segundo a empresa de pesquisas New Energy Finance.

As reduções de emissões foram geradas a partir de projetos de biomassa renovável geridos pela Carbono Social Serviços Ambientais em 12 cerâmicas brasileiras localizadas nos estados de São Paulo (Panorama, Presidente Epitácio, Paulicéia), Pará (São Miguel do Guamá), Pernambuco (Lajedo, Paudalho), Sergipe (Itabaiana), Minas Gerais (Ituiutaba) e Rio de Janeiro (Itaboraí).

Os créditos foram validados e verificados pelas certificadoras TÜV NORD e BVQI, D.O.E., credenciadas na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC, na sigla em inglês) e estão inseridos no sistema de registro da Markit Environmental Registry.

Os projetos reduzem as emissões de gases pela substituição de combustível por biomassas renováveis como bagaço de cana, caroço de açaí, casca de arroz, entre outras. “Trazer projetos de carbono de pequena escala para o mercado é uma conquista muito importante e é uma inovação fundamental no mercado de carbono”, diz o diretor da Carbono Social, Stefano Merlin.

O leilão será realizado em quatro sessões, com um lote negociado por sessão. Os preços iniciais dos lances são indicados por lotes que variam de acordo com o período de geração dos créditos de carbono e vão de R$ 8,00 a R$ 14,00 por unidade. A primeira negociação acontecerá às 13h (horário de Brasília) e será realizada pelo sistema eletrônico de negociação da BMF BOVESPA, disponível na internet www.bmfbovespa.com.br/leilaocarbono. A liquidação financeira da operação será coordenada pela Corretora Liquidez DTVM.

O edital do leilão está disponível no endereço http://carbonosocial.wordpress.com/2009/12/14/edital-do-leilao-de-creditos-de-carbono-na-bmfbovespa/

Histórico de leilões de carbono na Bolsa

Os dois leilões de créditos de carbono realizados anteriormente pela BM&FBOVESPA, em 2007 e 2008, ofertaram reduções certificadas de emissão (RCEs) de titularidade da Prefeitura Municipal de São Paulo, procedentes de projetos dos aterros sanitários Bandeirantes e São João.

O mercado de carbono da BMF BOVESPA tem como objetivo fomentar a negociação de créditos de carbono em ambiente de Bolsa no Brasil, além de oferecer uma alternativa para que as empresas brasileiras realizem a venda de seus projetos de redução de emissões de gases do efeito estufa no país. Com sua plataforma de negociação, a Bolsa oferece aos participantes globais um canal de negociação seguro, transparente e que possibilita o fechamento de negócios a preços competitivos.


Sobre a Carbono Social Serviços Ambientais

Empresa especializada no desenvolvimento de projetos de carbono para o Mercado Voluntário de Emissões (VERs). Aplica o standard do VCS e do SOCIALCARBON para implementar projetos de redução de emissões de carbono em projetos de substituição de combustível, eficiência energética, aterros e minicentrais hidrelétricas, entre outros. Para informações adicionais, visite www.socialcarbon.com

Sobre a Markit
É líder mundial em serviços de informação financeira. Fornece dados, avaliações e negociações em várias áreas para dar transparência aos processos, reduzir riscos e melhorar a eficiência operacional. No mercado de carbono, a Markit Environmental Registry é o maior sistema de registro do mundo, que funciona como um banco central, onde os créditos são registrados e monitorados. Mais informações www.markit.com

Sobre o VCS
Fundada pela International Emissions Trading Association (IETA), The Climate Group, e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), o VCS oferece garantia de qualidade para os mercados mundiais de carbono por meio de um programa global para conferir credibilidade às compensações de carbono voluntário. De acordo com a empresa de pesquisas New Energy Finance, esse standard possui 70% do mercado voluntário internacional de balcão. Quando associado ao Social Carbon , a participação sobe para 96%. Figura entre os potenciais standards que poderão ser aceitos dentro do mecanismo norte-americano de comércio de emissões, o qual a lei já foi aprovada no Congresso dos EUA e se encontra em discussão no Senado.
Mais informações www.v-c-s.org.

Informações para a imprensa:

The Social Carbon Company
Sérgio Toledo
+55 11 2649-0036
+55 11 9950-4973
sergio@socialcarbon.com



BMF BOVESPA S.A.
Diretoria de Comunicação
+55 11 2565 7271/ 7943 / 7313
imprensa@bmfbovespa.com.br
http://www.bmfbovespa.com.br/imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento