Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

ATINGIMOS FINALMENTE AS 400 PPM DE CO2 NA ATMOSFERA

No ano Zero (AD) a concentração de Co2 na atmosfera era de aproximadamente 250 ppm e veio se mantendo até meados de 1850. Com o advento da Revolução Industrial no Hemisferio Norte isto mudo. Neste momento de novas descobertas e de inicio de crescimento populacional, surgem novos combustiveis; vapor e logo depois no inicio do seculo 20 o uso industrial do petroleo as emissões iniciam uma curva ascendente bastante rápida.

O grafico interativo publicado no The Guardian oferece uma visão bastante didática de tais eventos e observe que hoje, ano 2013, atingimos 400 ppm de CO2. Vale lembrar que o IPCC tem como ponto limite de segurança climática o patamar de 350 ppm. Isto já ficou para trás no ano de 1988.

Acesse o grafico no link abaixo, está em ingles mas é de facil compreensão.

http://www.guardian.co.uk/environment/interactive/2013/may/10/climate-warming-gas-carbon-dioxide-levels-interactive?CMP=twt_gu


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento