Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Empresas prometem sustentabilidade em fórum na Rio+20


17 de junho de 2012 20h04 atualizado às 23h03   

A Microsoft e outras empresas que participam do fórum empresarial na Rio+20 não poupam esforços para mostrar como respeitam o meio ambiente, mas os críticos se mantêm céticos sobre seus compromissos. Cerca de mil diretores e presidentes de empresas de todo o mundo participam do Fórum de Sustentabilidade Corporativa, organizado pelo grupo Global Compact, uma iniciativa da ONU para estimular as empresas a respeitarem os direitos humanos, as leis do trabalho, o meio ambiente e a adotar princípios contra a corrupção.

Confira a programação com os principais eventos
Veja onde estão ocorrendo os eventos da Rio+20

Muitos atenderam à convocação para fazer o que for correto e se comprometeram a agir para obter progressos em seis temas centrais: energia e clima, água e ecossistemas, agricultura e alimentos, desenvolvimento social, cidades e urbanização, economia e financiamento.
Neste domingo, a titã da tecnologia Microsoft anunciou planos para manter em zero as emissões de gases do efeito estufa em seus bancos de dados, laboratórios de desenvolvimento de programas de informática e nas viagens aéreas de seus funcionários ao impulsionar a eficiência energética e a aquisição de energia renovável.

"Dissemos que seríamos neutros na emissão de gases contaminantes a partir de 1º de julho", disse Rob Bernard, chefe de estratégia ambiental da Microsoft, em uma entrevista coletiva à imprensa. A meta será obtida em parte por meio de compensações, ou seja, equilibrando a quantidade de CO2 emitida com uma mesma quantidade capturada, ou comprando créditos de carbono o suficiente para compensar a diferença. A ArcelorMittal, maior fabricante de aço do mundo, com sede em Luxemburgo, indicou que para 2020 reduzirá suas emissões em 8% para cada tonelada de aço produzida.
No Brasil, a Netaf
im, líder mundial em irrigação inteligente, indicou que trabalha com o governo para instalar mil sistemas de irrigação por gotejamento em pequenas propriedades no Piauí até 2014. A irrigação com gotas ajuda a economizar água e fertilizante ao permitir que o líquido chegue lentamente às raízes das plantas.

A gigante americana química Dupont prometeu investir 10 bilhões de dólares até 2020 em pesquisas e no desenvolvimento de planos para lançar 4 mil novos produtos até o final desse ano com o objetivo de produzir mais alimentos, melhorar a nutrição e a sustentabilidade agrícola e alimentar no mundo.

As estatais sul-africana Eskom e a americana Duke Energy prometeram colaborar com o desenvolvimento de um mapa de eletrificação para garantir que 500 milhões de pessoas na África e nos países em desenvolvimento tenham acesso à energia até 2025.
Esses são alguns dos mais de 100 compromissos que os organizadores asseguram que serão anunciados até segunda-feira no fórum empresarial, junto com recomendações para os líderes mundiais da Rio+20 que se reunirão de quarta a sexta-feira.

Os críticos, no entanto, acusam a "Global Compact" de atuar como uma ferramenta de marketing das grandes empresas. O grupo rejeita a acusação, e indicou que seu esquema incorpora rígidos mecanismos de responsabilidade que obrigam seus integrantes a fornecer informações anualmente sobre sua implementação. Caso não respeite as normas do grupo, um membro pode ser expulso.
"Estão tentando ficar bem aqui no Rio, mas estão entre os maiores poluidores e estão atrasando de maneira ativa o desenvolvimento sustentável", disse Daniel Mittler, diretor de políticas do Greenpeace Internacional, ao comentar os compromissos da Eskom e da Duke Energy.

O Greenpeace também acusa a Microsoft, uma das três maiores proprietários de bancos de dados do mundo junto com a Amazon e a Apple, de emitir muitos gases nocivos ao planeta. "Bancos de dados gigantes que armazenam e enviam milhões de bytes de fotos, e-mails, músicas e vídeos de que desfrutamos todos os dias são agora uma das fontes de demanda de nova eletricidade de maior crescimento no mundo", disse. "Todos os dias, toneladas de poluição de CO2 causadora de asma e destruidora do clima são lançadas no ar para manter a internet em funcionamento", disse Mittler.


Sobre a Rio+20
Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Composta por três momentos, a Rio+20 vai até o dia 15 com foco principal na discussão entre representantes governamentais sobre os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. A partir do dia 16 e até 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento