Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Especialistas discurtem governança e baixo carbono

Data: 04/05/2012 23:29

Por: Redação TN / EcoD

“Governança para Sustentabilidade”. Esse é o tema da XI Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, que será realizada dia 8/5, das 8h às 17h, no Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, São Paulo. O evento reunirá especialistas em meio ambiente, educadores, estudantes, membros do poder público e representantes do setor privado em debates e painéis sobre os desafios da sustentabilidade e da proteção ambiental no século XXI.
Segundo o proponente da Conferência, vereador Gilberto Natalini, do Partido Verde (PV), o evento será uma prévia da Rio+20 e terá um papel fundamental na renovação do compromisso da cidade de São Paulo com o desenvolvimento sustentável.
"Ao ser declarado oficialmente um evento preparatório da Cidade de São Paulo Rumo à Rio+20, prosseguiremos com a transição cada vez mais intensa para uma economia verde e a busca incessante pela erradicação da pobreza. Com atuação conjunta entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, as nossas ações devem preencher as lacunas e alcançar uma maior integração entre os três pilares do desenvolvimento sustentável – o econômico, o social e o ambiental”, comentou Natalini.
A Conferência P+L, como é conhecida, realizará três painéis durante o evento. O primeiro discutirá as questões de “Governança Ambiental Internacional”, ressaltando a importância do conceito de desenvolvimento sustentável e enfatizando os esforços conjuntos para lidar com controle de poluição, desenvolvimento econômico, escassez de recursos naturais e redução da pobreza.
O segundo tratará da transição para uma economia de baixo carbono. Serão discutidas práticas para proteger e melhorar a base de recursos naturais e promover padrões de consumo e produção sustentável, pautadas em processos com baixa emissão de Gases de Efeitos Estufa (GEE).
Já o terceiro falará sobre as questões de justiça social, apresentando iniciativas que emergem da sociedade e que mobilizam grupos variados em torno de princípios da sustentabilidade, da democracia e da cidadania. O objetivo é estimular a reprodução dessas práticas em todo o país, substituindo tecnologias incompatíveis com sociedades sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento