Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Some Buildings Not Living Up to Green Label, 08/30 - NYT

Conseguir a aprovação pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental design)nem sempre significa ser eficaz na economia de energia e reduzir as emissões de GEE.

Este artigo apresenta informações no minimo surpreendentes. Aponta que nos EUA boa parte dos edificios que recebem o selo do LEED não monitoram o uso de sua energia e alguns daqueles que monitoram encontram-se aquém do padrão "Energy Star" estabelecido pela EPA - Environmental Protection Agency.

Um estudo preliminar apresentado recentemente desenvolvido pelo próprio Green Building Concil, contemplando 121 edificios foram certificados até o ano de 2006 pelo LEED (NC - New Construction), indicou que 53% deles não atingiam o padrão"Energy Star" estabelecido pela EPA.

O artigo ainda menciona que os construtores procuram obter o selo verde do LEED, por conta das vantagens que ele cria para o enpreeendimento, tais como obtenção de créditos fiscais, atratividade de locação, valores mais elevados nos preços de aluguel e ganhos com imagem relacionados a "ser ambientalmente correto".
O estudo aponta como causa a preocupação dos investidores/construtores com a obtenção da certificação, e que depois de obtida, não se monitora mais o consumo de energia do local.


Veja o estudo completo neste link:


Veja o Artigo escrito por Mireya Navarro, publicado em 30/08 no NYT:


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento