Caso as mudanças climáticas e o crescimento da população continuem neste ritmo, em 50 anos a atividade de agricultura, como nós a conhecemos não existeirá mais. Significa que a maior parte da população não terá acesso á água e alimento. No entanto, uma solução pordemais surpreendente está se apresentando: trazer as fazendas para as cidades e plantar não no terreno plano , mas verticalmente em prédios especialmente construídos para estes fins.
Serão conhecidas como Fazendas Verticais.
As inundações e as secas que vêm com a mudança climática estão causando grandes estragos nas terras agrícolas tradicionais. Três recentes inundações (em 1993, 2007 e 2008), custaram bilhões de dólares dos Estados Unidos em culturas perdidas, além das devastadoras perdas na camada superficial do solo.
As mudanças nos padrões de chuva e temperatura poderão diminuir a produção agrícola da Índia em 30 por cento até ao final deste século. Além do mais, a população aumentará em breve, levando os agricultores sair de suas terras. A quantidade de terra arável por pessoa diminuiu de cerca de um acre em 1970 para cerca de meio acre em 2000 e deverá diminuir para cerca de um terço de um acre em 2050, de acordo com as Nações Unidas. Com bilhões de pessoas a mais por vir, antes mesmo de percebermos, o tradicional modelo de agricultura desenvolvido durante os últimos 12.000 anos não será mais uma opção sustentável.
..."Imagine uma fazenda vertical bem no no meio de uma grande cidade. A produção de alimentos aproveitaria as tecnologias de Hidropônia e Aeroponia. Ambos os métodos são de solo-livre. Hidroponia nos permite cultivar plantas em água e solução nutritiva, enquanto Aeropônia permite o crescimento em uma nuvem-névoa carregada de nutrientes. Estes métodos usam muito menos água do que as técnicas cultivo convencional, em alguns casos até 90 por cento menos..."
Veja outro artigo sobre Fazendas Verticais:http://www.treehugger.com/files/2009/03/vertica-farm-dubai-seawater.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário