Estariam os EUA já se preparando militarmente para as grandes mudanças geoeconomicas resultantes do aquecimento global que nosso planeta sofrerá nas próximas décadas? Pode estar muito certo que sim. Agencias de inteligencia norte-americanas já há muito estudam tais possibilidades, desde o inicio da era Bush (W), que foi o governo que mais do que todos outros relegou a segundo plano o aquecimento global.
Estudos divulgados pelo IPCC - International Panel on Climate Change , há anos já apontavam para o aumento da temperatura e suas drásticas consequencias, caso não haja uma substancial mudança comportamental por parte dos países mais desenvolvidos.
Uma destas consequencias , talvez uma das mais graves, será o deslocamento de grandes massas populacionais, nações inteiras, cruzando países e continentes a procura de alimento e água ou abrigo para se proteger de calor intenso ou tempestades devastadoras.
Diante disso, os EUA já planejam em como proteger a si e sua zona de influencia/interesse, seja através de presença fisica, seja de "ações indiretas com resultados diretos".
Seria o sinal de uma nova politica intervencionista?
Acesse o site: http://www.nytimes.com/2009/08/09/science/earth/09climate.html?th&emc=th e leia o artigo de John m. Brooder na integra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário