Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

A Pegada Aquatica das Nações

O Uso da Água pelas Populações em Função de seus Padrões de Consumo.

A. Y. Hoekstra · A. K. Chapagain
O conceito de “pegada aquática” indica o grau de utilização da água através da relação entre o Volume Consumido versus Numero de Pessoas. A pegada aquática de um país é definida como o volume de água necessária para a produção dos bens e serviços consumidos pelos habitantes do país.
Desta forma é possivel afirmar que existe: a pegada aquática interna e a externa.

A interna é o volume de água utilizada a partir de recursos hídricos nacionais e a externa significa o volume de água utilizada nos outros países (produtores) para produzir bens e serviços que serão exportados aos países importadores.

O Estados Unidos, por exemplo, apresenta uma pegada média de 2480m3/pessoa/ano, enquanto a China tem uma pegada média de 700m3/pessoa/ano.

A média mundial da pegada aquática é 1240 m3/pessoa/ano.

Os quatro grandes fatores diretos que determinam a pegada aquática de um país são:
-volume de consumo (relacionado com crescimento do PIB),
-padrões de consumo;
- clima;
- práticas agrícolas (eficiência do uso da água).

O conceito de pegada aquática foi desenvolvido em analogia com a "pegada ecológica"que foi introduzido na década de 1990 (Rees, 1992; WACKERNAGEL e Rees, 1996; WACKERNAGEL et al., 1997).
A “pegada ecológica” de uma população representa a extensão das terras e dos ecossistemas aquáticos necessários para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos produzidos, de uma determinada população vivendo dentro de um determinado padrão de vida material.

Considerando desta forma, a 'pegada ecológica' quantifica a área necessária para sustentar a vida de uma nação, a "pegada ecológica da água" indica a água necessária para sustentar uma população.

O conceito de pegada aquática está estreitamente ligado ao conceito de água virtual.
O conceito de Água virtual é definido como o volume de água necessária para produzir uma mercadoria ou serviço.

Este conceito foi introduzido por Allan JA no início da década de 1990 (Allan, 1993, 1994) quando se estudava a possibilidade de importação de água virtual, como uma solução parcial para os problemas de escassez da água no Médio Oriente. Allan idealizou o conceito de que quando importamos alimentos, com eles importamos também água, pois o recurso foi amplamente utilizado durante sua produção.

A importação da Água Virtual torna-se assim uma fonte alternativa de água para os países que importam alimentos, bens de consumo ou mesmo serviços, poupando assim os recursos naturais do país importador.

Ao avaliar a pegada aquática de uma nação, é essencial quantificar os fluxos de água virtual que deixam e que entram no país.
O objetivo deste estudo é avaliar e analisar a pegada aquática das nações.
O estudo baseia-se em dois estudos anteriores. Hoekstra e Hung (2002, 2005) que têm quantificado os fluxos de água virtual relacionados com o comércio internacional de produtos vegetais e Chapagain e Hoekstra (2003) que fizeram um estudo semelhante para o gado e produtos animais.
Veja os graficos e tabelas abaixo e entenda mais.
Contribuição de diferentes tipos de plantações em relação à Pegada Aquática Global.
(para visualizar melhor clique sobre o grafico/tabela)




















Não deixe de ler o estudo completo. Visite o link: http://www.waterfootprint.org/Reports/Hoekstra_and_Chapagain_2006.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento