Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Prefeitura de São Paulo entrega 20 táxis híbridos, parte de uma frota que terá 116 automóveis

 

Publicado em dezembro 13, 2012 por

 
As 20 novos táxis híbridos fazem parte do primeiro lote de uma frota inédita no Brasil, que terá 116 automóveis. A tecnologia dos veículos reduz o consumo de combustível e diminuiu em até 40% a emissão de poluentes.

Na manhã desta terça-feira (11/12), o prefeito de São Paulo entregou à Cidade 20 novos táxis híbridos. Eles fazem parte do primeiro lote de uma frota inédita no Brasil, que terá 116 automóveis. A tecnologia dos veículos, que combinam dois motores, um elétrico e outro a combustão, reduz o consumo de combustível e diminuiu em até 40% a emissão de poluentes.



“É mais uma ação da Prefeitura de São Paulo, realizada através da Secretaria de Transportes, para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O objetivo é, ao longo dos anos, aumentar ainda mais a frota de carros híbridos”, disse o prefeito.

Os táxis híbridos foram incorporados em frotas de 10 empresas de táxis associadas à Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo – Adetax. Cada veículo, modelo Toyota Prius, custou R$ 120 mil, mas a economia em combustível acaba compensando o valor do automóvel, pois o motor elétrico trabalha sozinho até o veículo atingir a velocidade de 50 km/h. A partir dessa velocidade, o próprio carro entende que é necessária mais força para movimentá-lo e, então, o motor à combustão é acionado automaticamente.



“Numa cidade como São Paulo, onde o trânsito é intenso e as velocidades das vias são baixas, acabamos utilizando pouquíssima gasolina com esse carro. A economia no bolso aumenta e o lucro no final do mês, consequentemente, também vai crescer. Além disso, o meio ambiente agradece”, disse o taxista Francisco Martins.

Com um tanque de combustível com capacidade para 45 litros, os veículos híbridos chegam a fazer 25,5 quilômetros por litro, e têm autonomia de até 1.150 quilômetros, consumindo 50% menos combustível, dependendo do modo de condução, se comparado a um veículo modelo 1.0. Além disso, a bateria do motor elétrico é carregada conforme o veículo roda, e não na tomada, o que não requer investimento em infraestrutura.



“Vários países do mundo criaram políticas de incentivo para veículos equipados com tecnologias que apresentem baixo consumo e redução nos índices de emissão de poluentes. No Brasil, o programa de Táxi Hibrido da Prefeitura de São Paulo, desponta certamente como a primeira política pública a incentivar a utilização desses veículos”, disse Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente da Toyota MERCOSUL.

Desenvolvimento sustentável
Já o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente destacou que, desde 2005, a cidade de São Paulo incluiu o desenvolvimento sustentável dentro do seu planejamento. Segundo ele, o projeto Táxis Híbridos, soma-se a um conjunto de programas que beneficiam o meio-ambiente. “Temos apoiado as obras do metrô, trabalhamos na criação do Programa Ecofrota, na Inspeção Veicular Ambiental, na criação de ciclovias e de ciclofaixas, além de trabalhar em uma campanha de respeito ao pedestre”, citou. “Essas ações, somadas aos Táxis Híbridos, contribuirão significativamente para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera”, completou.

Para o secretário de Transportes a implantação dos táxis híbridos só comprova a preocupação da atual gestão com a questão ambiental. “Chamamos as indústrias, que disseram que, havendo uma posição da Prefeitura de aquisição de um grande volume de táxis, anteciparíamos a entrega desses veículos no Brasil. E foi isso que aconteceu”, destacou.


crédito das fotos – Fábio Arantes/Secom

Os táxis híbridos poderão ser identificados pelos passageiros pelo grafismo de cor verde implantado nas laterais e traseiras dos veículos. O valor da tarifa é idêntico ao cobrado pelos táxis comuns, com bandeirada inicial de R$ 4,50, mais R$ 2,50 por quilômetro rodado.
Elétricos e Ecofrota – São Paulo possui um projeto piloto de táxis elétricos inédito na América Latina. Dois veículos já estão em operação na cidade desde o início de junho. Outros oito veículos devem entrar em operação até o final do ano. Além de utilizar energia limpa, o consumo dos táxis elétricos a cada 100 quilômetros rodados é de apenas R$ 0,06 contra R$ 0,23 dos veículos movidos a álcool e de R$ 0,25 dos movidos a gasolina.

Em fevereiro de 2011 foi lançado o programa Ecofrota, que prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus da cidade, em consonância com a Lei de Mudanças do Clima, que preconiza que todo o sistema de transporte público do município deverá operar com combustível renovável até 2018.

Atualmente, são 1.870 ônibus, de uma frota total com 15 mil veículos, com combustíveis mais limpos – elétricos, etanol, B20, e diesel de cana-de-açúcar. De fevereiro de 2011 a outubro de 2012, houve uma redução de 9,5% na emissão de poluentes em geral pelos ônibus e de 7% na de CO2 por conta do programa Ecofrota.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
EcoDebate, 13/12/2012

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