Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Teletrabalho


por laercio Bruno Filho

Com o expressivo foco sobre o tema Sustentabilidade setores como o de Transportes, por exemplo, ganharam significativa relevância e são cada vez mais discutidos porque trazem consigo uma expressiva carga de externalidades, tanto negativas quanto positivas, todas elas extremamente importantes sobretudo para ao individuo-coletivo contemporâneo.

Setor intensivo no consumo de energia fóssil e para atender as crescentes demandas, gera nada menos que 14% das emissões globais de gases que provocam o efeito estufa (WWF-2008). Eis aqui uma das mais relevantes externalidades negativas.

Quanto às positivas,o transporte no seu aspecto mais amplo literalmente contribuiu de forma direta e em todas as instâncias, para o aumento da qualidade e expectativa de vida. Caso não existisse a agilidade por ele irradiada talvez a idade média do homem moderno ainda se mantivesse como na primeira metade do século passado, 45 anos. A contribuição para o progresso da humanidade é inquestionável.



Veículos e petróleo
...Estudos mostram que mais de três quartos da frota mundial de automóveis transportam apenas um ou no máximo dois indivíduos por viagem, configurando assim um enorme desperdício de capacidade e energia...


Dois pontos
Como acessar o que desejamos empregando o menor esforço e gerando o menor custo econômico e ambiental?

Facilitar o máximo possível o acesso ao “objeto desejado” tornou-se o objetivo principal. Neste esforço busca-se o caminho mais curto e mais rápido possível e isto passou a custar muito caro, sob todos os aspectos, restando então aprimorar o melhor possível o deslocamento entre  dois pontos...

 

Trabalho Virtual
Diversas formas de se realizar o trabalho sem o onus socioambiental. Duas das tendências mais conhecidas são Telepresença e Home Office.

 

No Brasil... grandes números
Em 2009 eram por volta de 10,6 milhões de teletrabalhadores no Brasil.
Empresas que praticam o Teletrabalho: Cisco,DELL,Du Pont,Ernest & Young,HP,IBM,Merck,Natura, Nortel, Ticket (G. Accor), entre outras.


Números da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo apontam que as perdas financeiras com acidentes de trânsito, poluição e engarrafamentos são estimados em cerca de 4,1 bilhões de reais por ano.

O Instituto de Estudos Avançados da USP calcula perdas diárias de 11 milhões de reais com tempo e combustível nos congestionamentos.

O estudo considera ainda que a média de 80 quilômetros de lentidão tornou-se rotina, com picos de 200 quilômetros. No total, os custos anuais chegariam a 3,3 bilhões anuais.

 

Pense Nisso !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento