Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Araraquara, SP, testa ônibus híbrido mais encômico e menos poluente

Há interesse em adquirir frota, mas estudo econômico ainda não foi feito.
Passageiros podem experimentar modelo no Terminal de Integração.

Felipe TurioniDo G1 São Carlos e Araraquara



Comente agora

Ônibus híbrido é testado em Araraquara, SP (Foto: Divulgação)
Passageiros podem testar modelo no Terminal de
Integração (Foto: Divulgação)
Um ônibus híbrido, com motores a eletricidade e a biodiesel, começou a circular em fase de testes pelas ruas de Araraquara (SP), nesta sexta-feira (28). A tecnologia utilizada no veículo proporciona economia no consumo de combustível e reduz a emissão de poluentes.
O ônibus deverá ser testado na cidade por 30 dias e há interesse da Companhia Tróleibus de Araraquara (CTA) em adquirir algumas unidades para a frota municipal, segundo o diretor da empresa, Márcio Santos, mas um estudo de investimento ainda não foi feito pela Prefeitura.
“Com certeza o benefício será maior que o custo, mas ainda não nos foi apresentado um valor oficial pela fabricante e queremos ouvir a população sobre o veículo durante os testes”, afirmou Santos. Estima-se que o veículo com a tecnologia híbrida, que começou a ser produzido pela Volvo em Curitiba (PR), custe cerca de R$ 500 mil, pouco menos que o dobro de um veículo convencional, que custa R$ 270 mil. Devido ao potencial ecológico, há uma linha de crédito especial de até 10 anos no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que poderá ser utilizado.

Por também possuir motor elétrico, o consumo de biodiesel no ônibus híbrido chega a ser reduzido em até 35%, segundo a Volvo, além de poder reduzir em até 90% a emissão de gases poluentes. O modelo funciona com eletricidade nos momentos em que está parado, na arrancada e até os 20 km/h. A carga é recarregada durante as frenagens.

“É autossustentável”, afirma o diretor da CTA. “E também é confortável para o motorista e silencioso para os passageiros e outros motoristas”, disse. “Nos testes, pensávamos que o motorista tinha afogado o ônibus quando parava, mas era o motor a diesel que ficou desligado e o elétrico não emitia ruído”.
Ônibus híbrido é testado em Araraquara, SP (Foto: Divulgação)Modelo testado foi produzido na Suécia e reduz em até 35% o consumo de biodiesel (Foto: Divulgação)
Segundo Santos, se utilizado na frota de Araraquara, os ônibus poderão ajudar a reduzir os problemas no trânsito. “Com bons veículos, mais modernos e confortáveis, as pessoas vão passar a preferir deixar os carros na garagem e utilizar o ônibus”, disse. Após experimentar o ônibus, os passageiros podem deixar a opinião sobre o modelo no site da CTA.

Linhas
Apenas um ônibus híbrido está em teste em Araraquara e há revezamento de linhas. Por não ter catraca instalada no modelo, os passageiros devem embarcar no Terminal de Integração, entre as Avenidas Portugal e São Paulo, no Centro. Nos pontos da cidade haverá apenas a possibilidade de desembarque.

Por seu histórico com ônibus tróleibus, que circularam por mais de 40 anos, Araraquara é a primeira cidade média no Brasil a ter o ônibus híbrido disponível para teste. Antes, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas e São José dos Campos já experimentaram o modelo, que foi produzido na Suécia.

Neste sábado (29), em Curitiba, começam a circular os primeiros ônibus híbridos produzidos no Brasil. Os ônibus híbridos começaram a ser fabricados no país em junho e foram apresentados, no mesmo mês, na Rio +20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada noRio de Janeiro, como exemplo de desenvolvimento sustentável. Assim como Curitiba, que terá 30 hibribus circulando ainda este ano, São Paulo também contará com 50 modelos 'ecológicos'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento