Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

BMeFBovespa e BNDES apresentam nova carteira do ICO

A BM&FBovespa e o BNDES anunciaram esta semana a composição da carteira teórica do Índice Carbono Eficiente, válida de setembro a dezembro de 2011. O ICO² é um indicador composto pelas ações das companhias participantes do índice IBrX-50 que aceitaram participar dessa iniciativa, adotando práticas transparentes com relação às suas emissões de gases efeito estufa (GEE). A ponderação das ações na carteira leva em consideração o grau de eficiência de emissões de GEE das empresas, além do free float (ações que estão livres para a negociação pública) de cada uma. Os fatores de emissão são reponderados anualmente, enquanto o free float é verificado a cada quatro meses.

O portfólio é formado por 38 ações de 37 companhias: ALL, Ambev, Banco do Brasil, BM&FBOVESPA, BR MALLS, Bradesco, Bradespar, Braskem, BRF FOODS, CCR SA, CEMIG, CESP, Cielo, Copel, Cosan, Eletrobras, Eletropaulo, Fibria, Gol, Itaú S.A, Itaú Unibanco, JBS, Lojas Americanas, Lojas Renner, MARFRIG, MMX, MRV, Natura, OGX Petróleo, Grupo Pão de Açúcar, PDG Reality, REDECARD, Santander BR, Telemar, Telesp, TIM E Vale.

Esta é a segunda carteira do ICO², que foi lançado em 2010. Para este segundo ano, foi obrigatória a apresentação de inventário de GEE incluindo pelo menos os escopos 1 (emissões diretas) e 2 (emissões indiretas relacionadas ao consumo de energia elétrica). As companhias que ainda não inventariam o escopo 3 (especificamente viagens aéreas e logística terrestre), puderam contar com estimativas realizadas pela consultoria especializada contratada pela BM&FBovespa, a Trucost, que também realizou a harmonização dos dados de emissão enviados pelas empresas participantes. Em linha com a metodologia inclusiva e evolutiva do ICO², as fontes de emissão de escopo 3 deverão ser ampliadas nos próximos anos, a partir de estudos que estão sendo realizados este ano.

Em Boa Companhia
O recorte metodológico do ICO² não leva em consideração as ações de compensação de emissões de GEE desenvolvidas pelas empresas. No entanto, com o intuito de facilitar a visualização dessas iniciativas, a BM&FBovespa disponibiliza um ambiente específico no site Em Boa Companhia para as empresas participantes divulgarem seus inventários de emissão e ações mitigadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento