Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)
Mostrando postagens com marcador onibus a hidrogenio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador onibus a hidrogenio. Mostrar todas as postagens

Grande SP ganha 1º ônibus a hidrogênio

Testes do veículo começam às 12h30 desta quinta-feira (16)

Do R7.Texto:
Divulgação/EMTU
Ônibus movido a hidrogênio polui menos, diz EMTU
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, por meio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) de São Paulo, realiza nesta quarta-feira (16), a partir de 12h30, o primeiro teste com passageiros do ônibus intermunicipal movido a hidrogênio.

O veículo levará passageiros por um trecho do Corredor Metropolitano ABD, entre São Mateus (zona leste) e Jabaquara (zona sul). Segundo a EMTU, este é o primeiro ônibus intermunicipal do tipo na América Latina.

O ônibus movido a hidrogênio polui menos que os veículos tradicionais porque não elimina substâncias poluentes e agressivas ao meio ambiente.

Em maio deste ano, o Rio de Janeiro ganhou um ônibus municipal do tipo, desenvolvido por pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O ônibus usa eletricidade e hidrogênio para se locomover.

Mauro comemora a utilização de ônibus de hidrogênio caxiense no estado de São Paulo

Extraído de: Câmara Municipal de Caxias do Sul - 1 hora atrás
Projeto de veículo ecológico foi desenvolvido pela equipe de engenharia da Tuttotrasporti

Nesta quinta-feira (16/12), na cidade de São Paulo, será realizada a solenidade de entrega do ônibus movido a hidrogênio, após técnicos do governo daquele estadoterem testado e aprovado o veículo ecológico. A empresa Tuttotrasporti, de Caxias do Sul, é a responsável pela fabricação do chassi especial, com piso semi-baixo, para a aplicação de trações elétricas que utilizam energia produzida a bordo do veículo, através da reação química entre o hidrogênio e o oxigênio.

De acordo com o vereador Mauro Pereira/PMDB, o reconhecimento do governo paulistano deve servir de exemplo a outros estados. É uma inovação mundial desenvolvida na nossa cidade, ressaltou. Ele conta que, após cinco anos de estudo, a equipe de engenharia da Tuttotrasporti conseguiu desenvolver um veículo tendo o hidrogênio como combustível, que emite vapor d'água pelo escapamento e dá fim à fumaça produzida pelos motores convencionais.

Segundo o parlamentar, o Brasil coloca-se em destaque mundial, ao entrar na Era do Hidrogênio, por meio do know how adquirido pela Tutto, neste projeto inovador, fabricando o único ônibus híbrido do mundo, que utiliza células a combustível da linha automotiva. Destaca ser este o veículo de menor custo já fabricado em todo o mundo. Disse ainda esperar que o país se consolide, cada vez mais, em âmbito global, na produção de veículos de linha sustentável.

Informação & Conhecimento