Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Sustentabilidade! Afinal, o que isto significa?

 por Laércio Bruno Filho

Mais do que nunca a mídia está nos trazendo a todo o momento informações sobre aquecimento global, gases que provocam o efeito estufa, esgotamento dos recursos naturais do planeta, vazamentos de óleo, desmatamento das florestas; cenas de um futuro nada animador


Questões como preservação do planeta são de abrangência coletiva e envolve o nosso futuro e o das próximas gerações.E por serem mais recentes e complexas não estamos habituados ainda a refletir e discutir em nossas conversas rotineiras.


Assim, com o intuito de provocar a discussão e levar à reflexão vou sugerir um tema o qual vejo como um dos mais críticos e impactantes quando tratamos de preservação da vida no planeta e garantia de que existam recursos naturais para que as futuras gerações, nossos filhos e netos, possam viver com dignidade,qualidade e segurança.


Trata-se do Consumo Sustentável ou Consumo Consciente.


Alguns estudos recentes elaborados por instituições acreditadas apontam que já hoje a humanidade demanda 2,5 planetas Terra para que continue a se alimentar,beber e consumir produtos como no atual modelo.


Para termos uma boa noção destes números gosto de exemplificar assim : levamos 300 mil anos para chegarmos á uma população de 2,,5 bilhões de pessoas em 1950. E de lá para os dias de hoje, nos tornamos mais de 6,7 bilhões de seres humanos, todos consumindo. Portanto em apenas 60 anos a população mundial mais que dobrou. Não é á toa que o planeta aqueceu.


Estamos falando de Pegada Ecológica...assim é conhecido este índice que aponta o desgaste do planeta para sustentar o modo de vida da atual civilização(para saber mais você pode procurar na web por Footprint ou no site www.wwf.org.br/pegadaecologica)


Para exercício de raciocínio e reflexão vamos considerar que apenas uma considerável porção da população do mundo chamado de “economicamente emergente”, formada pelos chineses e os indianos desejem todos, por exemplo, possuir um automóvel, uma geladeira, um forno de microondas, ou viajar de avião, ou ainda comer carne. Anseios, originais e meritórios, que representam apenas alguns itens ordinários de consumo e conforto no mundo contemporâneo de poder aquisitivo mediano.


Vamos discorrer de uma forma bastante simples sobre os impactos ambientais que seriam gerados para atender esta demanda:


1-Aumento da necessidade de combustível fóssil. Desde a extração e refino para produzir gasolina, óleo diesel ou querosene de aviação para operação dos automóveis e aeronaves. Impacto: aumento das emissões de gases efeito estufa (gee) e por conseqüência do aquecimento global.


2- Crescimento da extração do minério para fabricação do aço necessário para a manufatura dos bens. Impacto: aumento da degradação do solo,rios e lagos, desmatamento, crescimento do consumo de energia e maior emissão de gee além de outros poluentes na atmosfera e nos rios e oceanos.


3- Incremento na demanda de energia para operação dos equipamentos de produção de bens duráveis e de consumo. Impacto: crescimento das emissões de gee por conta da maior utilização do combustível fóssil pelo alagamento de novas áreas, hoje florestadas, para produção de mais energia hidrológica; aumento de resíduos tóxico e nucleares utilizados para geração.


4- Aumento da demanda em toda a cadeia da matéria -prima e insumos primários e secundários para a manufatura, logística de entrega e emprego de componentes agregados como papel, plástico,aço. Impacto: superexploração dos recursos naturais e maior exposição dos biomas ao risco de exaustão e extinção


5- Aumento na demanda por alimentos. Impacto: crescimento do desmatamento para atividade agropecuária, exaustão dos aqüíferos com métodos inadequados de irrigação.


Existem muitos outros mais, apenas citamos alguns...


Preservar o planeta, e quem vive nele , de forma digna garantindo recursos naturais,culturais,econômicos e sociais para assegurar a continuidade de vida para gerações futuras,passa sobretudo por uma profunda e extensa reavaliação de como nós da geração atual vivemos e consumimos aquilo que precisamos para o ” hoje” e como pretendemos que o façam no futuro.


Já mapeamos boa parte dos limites fronteiriços à sobrevivência da humanidade. Já sabemos quais são e onde estão.


Resta saber como nós iremos viver com eles e como vamos educar nossos filhos para que possam conviver de forma harmoniosa dentro destes limites.


Em tempo... a definição formal de sustentabilidade, adotada pela ONU, e de acordo com o Relatório de Brundtland (1987), diz que Sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".









Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento