Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

BNDES quer criar índice de pegada hídrica das empresas

 Roseli Ribeiro em 21 novembro, 2011    ///   Observatório ECO

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pretende incentivar o uso responsável e sustentável da água nas empresas, para isso pretende criar um índice de pegada hidrológica, o IH2O, voltado para fomentar a adequada gestão deste precioso recurso natural.

A iniciativa do projeto é analisar de que maneira a cadeia produtiva consome, reusa e dispensa a água, ou seja, buscar um denominador do qual seja possível extrair o valor da pegada hídrica das empresas, de acordo com a responsável pela gerência de produtos estruturados da área de Meio Ambiente do banco, Priscila Camacho Bak. A divulgação do projeto, que está em fase inicial, aconteceu em São Paulo durante o seminário “Brasil e os temas globais: água, energia, mudança do clima e segurança alimentar”, realizado pelo CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).

Em 2009, o BNDES em parceria com a BM&FBOVESPA criou o índice de mercado “Índice Carbono Eficiente (ICO2)”, e confiante nos resultados desta experiência o banco pretende agora avaliar de que forma as empresas fazem a gestão dos recursos hídricos. Qual o impacto da água virtual, por exemplo, nos produtos agrícolas e no comércio exterior? O objetivo da iniciativa é criar uma cultura sustentável empresarial que promova a economia deste valoroso ingrediente.

Segundo Priscila Camacho, o projeto ainda está em fase de pesquisas, validação do conceito e futura definição da metodologia a ser aplicada na criação do índice.

Água virtual
O conceito de pegada hídrica ou hidrológica ainda é recente, não basta apenas a sociedade se preocupar em identificar quantos litros de água saem de suas torneiras. É necessária a noção do volume de água empregado na produção de cada produto.

O cálculo da pegada hídrica consiste justamente em quantificar e qualificar quantos litros de água são consumidos para a produção de determinado produto. Ou seja, um indicador do impacto ambiental do uso da água. Trata-se de dimensionar a água virtual que não vemos, mas que é utilizada.

Exemplos de pegada hidrológica

Na média global, para se produzir um ovo se gasta 200 litros de água;

1 kg de carne de porco consome 4.800 litros de água;

1 kg de carne de ovelha gasta 6.100 litros de água;

1 kg de frango consome 3.900 litros de água;

1 kg de carne bovina gasta 15.455 litros de água;

1 kg de trigo consome 1.300 litros de água;

1 kg de soja usa 1.800 litros de água;

1 kg de arroz utiliza 3.400 litros de água;

1 kg de milho consome 900 litros de água;

1 copo de vinho consome 120 litros de água;

1 copo de leite utiliza 1.000 litros de água;

1 xícara de chá usa 30 litros de água;

1 xícara de café consome 140 litros de água.

Os dados foram retirados do site Movimento Cyan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento