Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Fatos e Números sobre Transporte e Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Social do setor de transportes

 Mais de um bilhão de cidadãos urbanos do mundo em desenvolvimento não tem acesso a calçadas segurar ou ciclovias, embora estes modos de transporte sejam usados na maioria dos deslocamentos. Por exemplo, em Delhi, Índia, 95% dos deslocamentos dos pobres urbanos são feitos a pé, de bicicleta ou por diferentes formas de transporte público.

 As mortes no trânsito são hoje a nona principal causa de morte no mundo e espera-se que aumentem em 80% até 2020 e que sejam a quinta causa de morte – mais do que mortes por AIDS, câncer de pulmão, diabete ou guerras em 2030.

 A cada ano, 1,2 milhão de pessoas são mortas e 50 milhões feridas nas estradas do mundo – mais de 90% ocorrem nos países em desenvolvimento, embora estes tenham menos da metade das estradas do mundo. Metade dos mortos são pedestres, ciclistas e outros “usuários vulneráveis das vias”.

 Acidentes de trânsito são a principal causa de morte de pessoas entre 15-29 anos, afetando os membros economicamente mais produtivos das nossas comunidades.

 Apenas 8% dos US$409 bilhões gastos no mundo em 2010 para subsidiar o consumo de combustíveis fósseis foram dedicados para os 20% mais pobres.

Sustentabilidade Ambiental do setor de transportes

 A poluição do ar urbano causa 1,3 milhão de mortes em todo o mundo atualmente, segundo a OMS. Globalmente, 1.100 cidades têm concentrações médias de partículas acima das recomendadas pelas Diretrizes de Qualidade do Ar da OMS. A contribuição do transporte para a poluição urbana pode chegar a 80%.

 O transporte é responsável por um m quarto de todas as emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia, que hoje são a fonte destes gases que mais cresce no mundo.

 O transporte é crítico para a mudança climática: segundo o IPCC, os gases do efeito estufa devem ser reduzidos em 50-85% até 2050 (em relação ao ano 2000) como paetê do cenário de 2º C, mas as tendências atuais mostram que os gases derivados do transporte vão aumentar em 80-150% até 2050, sendo os carros particulares nos países em desenvolvimento responsáveis pela maior parte deste aumento nas emiss~eos.

 Sustentabilidade Econômica do setor de transportes

 Globalmente, os congestionamentos causam bilhões de dólares de prejuízo por falta de produtividade e gasto de combustível. Por exemplo, o congestionamento nas cidades dos EUA foi responsável, em 2010, por prejuízos estimados em US$101 bilhões.

 Metade dos caminhões de carga pesada na China trafega vazios, desperdiçando dinheiro e combustível por deficiências em logística e gestão.

 O tempo médio de transporte de ida e volta ao trabalho em Lima, Peru, é de 4 horas, o que leva a uma perda de produtividade de aproximadamente US$6,2 bilhões ou ao redor de 10% do PIB, anualmente.

 São perdidos 2-3% do PIB nos países mais ricos e até 5% do PIB nos países mais pobres em acidentes de veículos.

 Os subsídios aos combustíveis fósseis, que chegam a US$ 400 bilhões por ano, aumentam a exposição das economias nacionais à volatilidade dos preços do petróleo e reduzem a segurança energética nacional.

 O custo econômico combinado da poluição do ar, acidentes viários e congestionamento em muitas cidades dos países em desenvolvimento varia entre 5-10% do PIB, segundo um relatório recente da PNUMA.

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