(trecho extraído do estudo " Tendencias para o Consumo Consciente"
Acesse aqui o estudo na integra.
"Segundo o Monitor de Responsabilidade Social Corporativa 2009, os consumidores brasileiros distribuem‑se em cinco ngrupos estabelecidos com base no grau com que premiam e/ou punem companhias segundo suas práticas de responsabilidade social e ambiental.
O maior deles, com 59,3%, é o de consumidores indiferentes às questões socioambientais.
Compõe‑se de gente que, ao comprar produtos, não demonstra nenhuma preocupação ou interesse por punir ou premiar empresas conforme sua conduta sustentável. Olham exclusivamente preço, disponibilidade e afinidade com marca.
No segundo grupo, estão os consumidores de recompensa, com 15,2%.
Constitui‑se de indivíduos que preferemn premiar as mais sustentáveis a punir as menos, exercendo, de modo propositivo, seu papel de indução de mudanças entre as empresas fabricantes.
O terceiro grupo, com 10,2%, reúne a turma “que fica em cima do muro”, aquela que só pensou mas não tomou atitude de preferir ou retaliar produtos a partir da percepção sobre compromissos com a sociedade e o planeta.
No quarto grupo, com 8,2%, encontram‑se os retaliadores, que deixam de comprar produtos e ainda criticam a empresa para terceiros, disseminando informações negativas. E o quinto grupo, uma espécie de elite do engajamento, congrega 7,1% de consumidores éticos que usam o seu poder de premiar e punir com a consciência de que estão contribuindo para estimular mudanças positivas de comportamento entre as empresas."
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