26 de Março de 2010
O desenvolvimento sustentável foi uma das estrelas da pauta do Fórum Urbano Mundial 5 na quinta-feira (25). Em debate mediado pela ex-editora da BBC Asia, Rita Payne, foram apresentadas soluções sobre o tema, a partir da experiência de países como Estados Unidos e México.
O secretário do Departamento para Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, Ron Sims, comparou a luta por direitos civis no passado à luta das novas gerações por um futuro ecologicamente viável. "A jornada será longa e dura, mas nós não podemos perder a sustentabilidade", disse. O secretário também revelou que o presidente dos EUA, Barack Obama, pede mais discussões como essa.
Martha Delgado, da Secretaria do Meio Ambiente da Cidade do México, pediu mais apoio financeiro à ONU e afirmou que os governos locais não têm tido um papel forte nas discussões. Já o conselheiro político do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, Arvinn Eikeland Gadgil, propôs lideranças genuínas, visão holística e planejamento como soluções.
Khailda Bouzar, diretora da Divisão Tecnológica, Industrial Econômica da Unep (Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente), pediu o apoio de todos os atores sociais locais e um maior alinhamento em nível global. (Envolverde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário