Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

UFSCar abre inscrições para cursos gratuitos

Iara Oliveira
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu ontem (30) as inscrições para o vestibular dos cursos gratuitos a distância oferecidos na cidade de São José dos Campos. São 50 vagas para o curso de engenharia ambiental, 25 vagas para pedagogia e 50 vagas para sistemas de informação. As aulas presenciais ocorrerão nos dois polos de apoio presencial mantidos pela Prefeitura de São José dos Campos: o Centro de Educação Empreendedora (Cedemp), localizado na região sul da cidade, e a EMEF Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, na zona norte. Os polos oferecem infraestrutura física como laboratórios e bibliotecas para os encontros presenciais: realização da parte prática, das avaliações e orientações para os estudos.


As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no endereço eletrônico: www.vunesp.com.br. O prazo termina no dia 20 de outubro, às 18 horas. A taxa de inscrição é de R$ 75. A UFSCar divulgará no dia 3 de novembro o local das provas, marcadas para 15 de novembro, que poderá ser consultado no endereço eletrônico: www.vestibular.ufscar.br.

A UFSCar foi uma das pioneiras a integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), de ensino a distância, na cidade de São José dos Campos, junto com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2007. Em 2010, mais de 600 alunos se beneficiam dos cursos a distância oferecidos em São José dos Campos por cinco universidades: UFOP, UFSCar, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP).

Para a coordenadora do Programa São José Universitária, Gisele Moreira da Conceição, os cursos oferecidos pela UFSCar em São José dos Campos atendem quatro fatores que ela considera fundamentais. Um deles, "é dar à população a oportunidade de um ensino gratuito de qualidade, visto a importância que esta universidade tem no estado".

A coordenadora do São José Universitária também destaca a contribuição ao estímulo à cultura do conhecimento, para o aumento da produtividade das empresas locais e a consequente melhoria da qualidade de vida da população. O programa São José Universitária engloba o ensino superior a distância e também o ensino presencial, que conta com campus da Fatec e da Unifesp.

"O Sistema Universidade Aberta do Brasil vive uma nova fase em São José dos Campos por causa da instalação da sua administração no Parque Tecnológico, ocorrida recentemente", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José de Mello Corrêa. O ambiente é considerado ideal para o programa de ensino a distância em razão da proximidade das empresas, instituições de ensino e dos centros de pesquisa instalados no local.

Na última sexta-feira, a Sabesp oficializou a instalação de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Parque Tecnológico, em uma área inicial de 147 metros quadrados. Com o centro de pesquisas, a Sabesp pretende desenvolver novas tecnologias para tratamento de água e resíduos sólidos visando a redução de gastos com energia, produtos químicos e custos operacionais, segundo a Sabesp.

Entre os trabalhos que poderão ser desenvolvidos no Centro estão pesquisas sobre membranas filtrantes, automação de processos, modelos de gestão, medição pré-paga de consumo, poluição difusa no eixo da Rodovia Presidente Dutra, aquíferos subterrâneos e balanço ambiental.

Segundo a coordenadora do Programa São José Universitária, para 2011 estão previstos os cursos de aperfeiçoamento profissional para professores nas áreas de: educação ambiental (Unifesp), relações étnico-raciais (UFSCar), mediadores de leitura (Unesp) e ainda o curso de pós-graduação em gestão pública para profissionais de outras áreas, além das turmas de licenciatura em matemática e administração pública.

Também há planos para novos cursos nas áreas de engenharia, matemática, geografia e educação empreendedora. Neste mês de outubro começam os cursos de pós-graduação a distância em Gestão em Saúde, Informática em Saúde e Diagnósticos Primários em Oftalmologia para os alunos já aprovados no processo de seleção.

O curso de especialização em Diagnósticos Primários em Oftalmologia, da Unifesp, com duração de um ano, é dirigido a profissionais graduados em medicina e interessados em obter certificação em oftalmologia e capacitação para reconhecer sinais e sintomas relacionados a manifestações oculares.

O curso de Gestão em Saúde, também da Unifesp, é destinado a profissionais com curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou terceiro setor ou ainda que tenham aspirações ao exercício de função pública. Com 420 horas de carga horária, o programa inclui 13 disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento